No dia 2 de abril de 1968 começou a acontecer no Egito o que é considerado o fenômeno sobrenatural testemunhado pelo maior número de pessoas na história, a aparição da Virgem Maria em Zeituon, subúrbio do Cairo, Egito. Ela apareceu por 3 anos, semanalmente e centenas de milhares de pessoas testemunharam. A igreja Copta e Romana autenticaram as aparições e existem fotos e mais fotos da Virgem Maria. Só que curiosamente quase ninguém atualmente sabe dessas aparições. Vamos aqui conhecer a história e o porque desse esquecimento...Assombrados, uma vez eu fui em um programa chamado Charme apresentado pela Adriane Galisteu no SBT. Era o ano de 2009 e eu antes de ir perguntei para um rapaz chamado Mr. Tlaloc, que muito me ajudou, qual era o fenômeno sobrenatural mais incrível para ele, e ele me disse: As Aparições da Virgem de Zeitoun. Embora tivesse uma matéria sobre o caso, escrita pelo próprio Mr. Tlaloc no site Sobrenaural.Org, eu não tinha muito conhecimento do assunto, só o básico. Eis que esse mês de abril é aniversário da aparição, então resolvi pedir ajudar a ele para escrever esse texto e gravar um vídeo especial, que prontamente me ajudou na pesquisa. Muito obrigado Mr. Tlaloc, e fique agora com esse caso sensacional. E depois passe na Sobrenatural.Org, que hoje é administrada por ele.- Contexto HistóricoEm 13 de Julho de 1917 na 3ª aparição da Virgem Maria para as três crianças em Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta) a Virgem revelou 3 segredos e um deles era sobre a Rússia, que naquele ano era um país pobre e religioso, ligado a Igreja Ortodoxa, que mudaria completamente e espalharia muitos erros pelo mundo, e que nações seriam destruídas como parte do processo. Isso começou a acontecer naquele mesmo ano, com a chegada do partido Bolchevique ao poder, instalando o socialismo, que rejeita a religião e assim começou a perseguir a igreja.
Vamos dar um salto no tempo. Ocorreu a 2ª Guerra Mundial e no fim, o mundo foi dividido em dois, o bloco Capitalista liderado pelos EUA e o socialista, liderado pela URSS. Estes dois países queriam implementar sua ideologia nos outros países do mundo. A URSS conseguiu implementar sua ideologia nos países do leste europeu e queria expandir para a África.
Em 1967, a comunidade internacional receava que o primeiro-ministro Gamal Abdal Nasser, exercendo o poder absoluto como primeiro-ministro da República Árabe Unida, como o Egito era chamado, alinhasse completamente a temível União Soviética. Através de intensas campanhas de propaganda, seu apelo insistente era reorganizar a unidade árabe, exigindo a total extinção de Israel. Entre 1962 a 1967 esse apelo dominou a política do Oriente Médio.
Então entre 05 e 10 de junho de 1967 ocorreu A Guerra dos Seis Dias, também conhecida como Guerra de 1967 ou Guerra de junho de 1967 ou ainda Terceira Guerra Árabe-Israelense. Egito, Síria, Jordânia e Iraque atacaram Israel, no que foi a mais consistente resposta árabe à fundação do Estado de Israel. Só que Israel saiu vencedor e anexou diversos territórios.
Depois da derrota humilhante, Nasser recebeu infusão maciça de ajuda militar e econômica da União Soviética. O Ocidente estava preocupado e essa era a situação política em 1968.
- Parada da Família de JesusNa capital do Egito, Cairo, em 1967 existia um subúrbio (hoje distrito) chamado Zeitoun, que conforme a tradição cristã, teria sido a localidade onde a Sagrada Família (José, Maria e o recém-nascido Jesus) fugira para escapar das tentativas de Herodes que ordenara matar o pequeno Messias.
No passado houve ali um santuário que fora reconstruído várias vezes em honra de Santa Maria. Era considerado como o local onde a Sagrada Família encontrara abrigo. Após ser destruída e reconstruída por diversas vezes, caiu no esquecimento até 1924 quando um integrante da família Khalil recebeu, por revelação, um pedido da Mãe de Deus para uma nova reconstrução da Igreja ali naquele mesmo lugar, que ela se manifestaria nela.
A Igreja de Santa Maria foi erguida após doação do terreno pela família Khalil e finalizada no ano seguinte, sendo consagrada por Athanasious, bispo de Beni Suef, em 1925. Essa igreja não é uma igreja católica, ela é uma igreja Copta Ortodoxa, dedicada a Maria Mãe de Jesus. O Chefe desta igreja na época das aparições era o Papa Kyrillos VI, patriarca de Alexandria.Porém, Nossa Senhora quando pediu a Igreja, disse que nela se manifestaria, só que décadas haviam passado e a referida profecia ainda não tinha se cumprido em tempo. Até que chegou o dia 2 de abril de 1968.
- As Aparições da Virgem de ZeitounA primeira aparição em Zeitoun registou-se durante a noite de 2 de abril de 1968, quando um mecânico de autocarro muçulmano chamado Mohamed Farouk Atwa, que trabalhava na rua da Igreja Copta de Santa Maria em Zeitoun, pensou que via uma mulher tentando se suicidar saltando da estrutura. Outros dois homens também notaram uma figura branca na parte superior da igreja e o avistamento foi reportado à polícia. Uma multidão reuniu-se no lugar e a polícia tratou de dispersá-los. Segundo a polícia, o avistamento foi só um reflexo das luzes. No entanto, as multidões segundo os relatórios, viram naquele acontecimento um claro aparecimento da Virgem Maria, e assim, as tentativas por parte da polícia para dispersar a multidão não tiveram qualquer sucesso. O evento terminou após um par de minutos.
Uma semana mais tarde, a 9 de abril o fenômeno voltou a repetir-se, de novo, com uma duração de vários minutos. Após isso, os aparecimentos se fizeram mais frequentes, às vezes de duas a três vezes por semana, durante vários meses, finalizando no ano 1970.
Fenômenos inexplicáveis antecediam as aparições. Em geral, a chegada da Santíssima Virgem era anunciada por luzes misteriosas, explosões tão brilhantes que lampejavam e cintilavam a ponto de serem comparadas a relâmpagos difusos. Ocorreram também torrentes de incenso que fluíram pela igreja e caíram sobre as aglomerações fora dela.
A própria Virgem Santíssima não ficava imóvel. Caminhava ao redor do topo da igreja e muitas vezes inclinava-se e saudava as multidões embaixo. Curvava-se da cintura para cima e movia os braços em saudações e bênçãos. Milhares de pessoas, que presenciavam simultaneamente o fato, imediatamente se ajoelhavam para recebê-las.
As aparições foram televisionadas ao vivo pela TV egípcia, mas na época não existia a facilidade dos vídeos cassetes. Muitas fotos foram tiradas por fotógrafos profissionais apesar da mídia do ocidente não ter dado muita importância para as aparições. Alguns jornais, incluindo o New York Times, publicavam as fotos onde se via nitidamente a presença de Nossa Senhora no alto da Igreja. As fotografias eram tão claramente convincentes que não davam nenhuma chance para os ateus e incrédulos perseguidores;
Quando as aparições cessaram em 1970, mais de 2 milhões de pessoas entre padres, bispos, presidentes, ricos, pobres, muçulmanos testemunharam as aparições.
Já Abdal Nasser, o presidente egípcio alinhado a URSS, morreu repentinamente naquele ano. Assumiu Anwar al-Sadat, que seguiu uma política mais moderada para com Israel, dando início a esforços de paz. Mesmo assim, outra guerra irrompeu em 1973.
Detalhes importantes: - As Aparições variavam de alguns minutos há muitas horas. Em 08 de junho de 1968, Nossa Senhora foi vista das 21hs até 04:30hs da madrugada do dia seguinte;
- Em todas as manifestações nossa Mãe Celeste estava em meio a auras branco-azuladas que estendiam-se em todas as direções;
- Nos instantes que antecediam a Aparição eram vistas explosões de luzes cintilantes, parecendo relâmpagos;
- Ela nunca falou ou transmitiu uma mensagem.
- Muitas vezes formavam-se figuras de pombas e pássaros em torno da Aparição;
- Também foi sentido fortemente o perfume de incenso em torno do local;
- Em apenas uma das Aparições a multidão presente foi estimada em 250 mil pessoas;
- Raríssimas pessoas não conseguiam ver claramente a Rainha do Céu e da Terra;
- Ocorreram muitas curas durante todo o período das manifestações; Um exemplo é o depoimento da Sra. S.S.T. estava ficando cega de uma das vistas. Os médicos não puderam ajudá-la. Certa noite, ela sonhou com a Virgem e Ela pediu-lhe que fosse até a Igreja de Santa Maria, onde as parições ocorriam. A Virgem fez sua aparição sobre a cúpula de igreja, depois desceu até esta senhora, fez o sinal da cruz em cima dos olhos dela. A senhora, na alegria tentou abraçar a Virgem, mas as mãos dela não seguraram nada. A senhora voltou para sua casa com o coração cheio de alegria, sua visão foi restabelecida. O milagre ocorreu na frente de centenas de testemunhas e foi publicado nos jornais.
- Aparições Verdadeiras!O chefe da Igreja Ortodoxa Copta de Alexandra, Papa de Alexandria, Kyrillos VI nomeou um comité de altos sacerdotes e bispos para pesquisar o assunto, presidido pelo Bispo Gregório, bispo de estudos de pós-graduação, cultura e investigação científica Copta. Em
4 de maio de 1968 Cirilo VI emitiu uma declaração oficial que confirmava os aparecimentos.
As aparições foram igualmente aprovadas pelo patriarca católico local , Cardeal Stephanos I (Stephen I), que declarou que as aparições de Nossa Senhora em Zeitoun foram além de qualquer dúvida e foram vistas por muitos de seus filhos confiáveis da Igreja Copta .
Rev. Dr. Ibrahim Said, chefe de todos os protestantes de todos os Ministérios evangélicos no Egito na época das aparições, afirmou que as aparições eram verdadeiras .
As freiras da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus também foram testemunhas dos aparecimentos e enviaram um relatório detalhado ao Vaticano, dando como resultado a chegada de um enviado a 28 de abril, que também viu os aparecimentos e enviou um relatório ao Papa Paulo VI. Como o aparecimento foi sobre uma igreja Copta, o Vaticano abandonou a investigação, deixando-a às autoridades da igreja Copta.
Os aparecimentos foram também testemunhados pelo Presidente Gamal Abdel Nasser, um marxista declarado, e capturadas por jornais, fotógrafos e canais de televisão de Egípcio. As investigações realizadas pela polícia não puderam encontrar nenhuma explicação para o fenômeno. Nenhum dispositivo capaz de projetar a imagem foi encontrado dentro de um raio de quinze quilômetros, enquanto o grande número de fotografias a partir de fontes independentes indicam que não teve nenhuma manipulação fotográfica. Dado que foram incapazes de produzir uma explicação alternativa para os luminosos avistamentos, o governo egípcio aceitou os aparecimentos como verdadeiros.
- O que Dizem os CéticosAs estimativas do número de observadores do evento variam enormemente. Milhares foram à Igreja após o primeiro anuncio do fenômeno. Alguns dizem que os aparecimentos foram vistos por milhões de pessoas. Outras fontes estimam a cifra em ao redor de 250 000 ao todo.
Alguns autores sugerem que os avistamentos devem ser considerados em contexto. As aparências produziram-se num período de crise na história Egípcia e fizeram eco de
"um sentimento generalizado de que a derrota de Egito em 1967 na guerra Árabe-Israelita foi o resultado de ter abandonado a fé em favor das ideias e sistemas de crenças."Os sociólogos Robert Bartolomé e Erich Goode aludem aos aparecimentos de Zeitoun como um destacado caso de
histeria de massas: "
parece que os observadores marianos estavam predispostos pelo fundo religioso e havia a expectativa social para interpretar a luz como uma figura da Virgem Maria."
- Por que Não Sabemos Dessa Aparição?Mas isso que ocorreu no Egito e foi testemunhado por milhares ou até milhões de pessoas foi incrível, e é para muitos o fenômeno sobrenatural testemunhado pelo maior numero de pessoas na história. Como a maioria das pessoas não sabe que isso ocorreu?
Vamos voltar um pouco no tempo, quando não existia a Igreja Copta. Começaram no final do séc. IX a aparecer rusgas dentro da Igreja Católica Romana quando os ortodoxos não quiseram abrir mão do GREGO para o LATIM, que era imposto pela igreja ROMANA para rezar as missas. Depois os ortodoxos começaram a questionar autoridade do Papa. Quando o patriarca Cerulário da ortodoxa, foi excomungado pelo papa, Cerulário rompeu de vez com Roma, excomungando os católicos romano. Em 1054 as igrejas romperam relações. Foi no fundo uma disputa pelo poder.
Este é um bom exemplo de como a igreja católica vê as aparições no Egito. Afinal não se trata da jurisdição do papa, Maria apareceu foi para a Igreja Ortodoxa Copta, é por isso que estes milagres são censurados e não devem ser divulgados.
Em 2007 durante uma palestra com o Padre Quevedo, um dos maiores parapsicólogos do Brasil, Mr.Tlaloc, estudioso do assunto, perguntou ao falecido Padre o que achava das Aparições da Virgem de Zeitoun. Ele respondeu que não poderia comentar sobre o assunto naquele momento, então mostrou-lhe algumas fotos dos fenômenos sobrenaturais produzidos pela Virgem. Ele sussurrou: “- Aconteceu algo muito bonito lá no Egito” – Em seguida completou: “- Posso ficar com estas fotos?” Tlaloc respondeu; – Claro, eu já havia separado uma cópia delas para o senhor!”.
Algo parecido ocorreu como site das Edições Paulinas, que possuía em seus calendário de Festas Marianas, o histórico das aparições da Virgem de Zeitoun e menção a sua data comemorativa, 2 de abril. Hoje quando acessamos este mesmo site, descobrimos que todos os textos publicados com referência a Nossa Senhora da Luz de Zeitoun foram apagados. Em seu lugar encontramos outra Maria, a Santa Maria do Egito, que nada tem a ver com a Virgem Maria. Um mistério, pois a santa deixou fotos, vídeos e um legado que a torna protagonista do maior fenômeno sobrenatural ocorrido em toda a face da terra, com milhões de testemunhas.- Aparição no Ano 2000 na Igreja de São Marcos em AssiutNo ano de 2000, quase 30 anos depois das famosas aparições, a Virgem Maria apareceu novamente, desta vez em Assiut, um conhecido reduto da militância islâmica durante os anos 90. De acordo com reportagem publicada pelo BBC, oficiais da igreja no sul do Egito disseram que milhares de cristãos foram para a cidade ver a Virgem Maria.
A secretária do Conselho de Igrejas de Assiut disse que a cidade nunca experimentou nada parecido. Ele disse que as pessoas estavam dormindo nas ruas ao redor da Igreja de São Marcos, onde as aparições aconteceram, e de pé nos telhados para ter um vislumbre.
Cristãos em Assiut dizem que a primeira aparição aconteceu há duas semanas e meia, mas que houve várias outras. Uma mulher contou à BBC que teve duas aparições, ambas as vezes entre as três e as seis da manhã. Ela disse que viu a Virgem Maria com as mãos estendidas e uma luz emanando delas, acompanhada de um cheiro de incenso e um grande número de pombos. Os pássaros parecem ser um elemento comum dos avistamentos.
O secretário do Conselho de Igrejas de Assiut, padre Mina Hanna, disse que outras pessoas viram um grande pombo branco, bem iluminado, aparecendo e desaparecendo - mas ele disse que as aparições eram diferentes a cada vez. Ele não revelou se ele próprio tivera uma experiência pessoal.
Outro padre já disse que ele passou a noite inteira acordado e viu apenas pombos comuns, e que isso não foi um milagre.
No entanto, o padre Hanna disse que os avistamentos relatados foram "uma bênção" para Assiut. O padre disse que as relações entre cristãos e muçulmanos agora são muito boas e que os avistamentos deixaram as pessoas de ambas as religiões felizes.
.- Aparição no Ano de 2009 na Igreja Copta de Warraq el-Haddar Entre 20 a 40 mil cristãos e muçulmanos testemunharam em dezembro de 2009 aparições luminosas da Santíssima Virgem Maria que ocorreram sobre as cúpulas da
Igreja da Santíssima Virgem Maria e o Arcanjo Miguel, em Warraq el-Hadar em Dezembro de 2009. Warraq el-Hadar é uma pequena ilha no rio Nilo e faz parte da Grande Cairo. É um bairro pobre.
As luzes que aparecem no céu durante a noite também podem ser vistas de vários quilômetros de distância da igreja. As pessoas usaram seus celulares para fazer vídeos das aparições. A silhueta completa da Bem-aventurada Virgem Maria, vestida de vestido azul claro pode ser visto claramente atravessando sobre as cúpulas da Igreja. As aparições também receberam ampla cobertura midiática em jornais egípcios e canais de televisão árabe.
As Aparições tiveram início no mês copta do Kiahk (Dezembro 2009), o mês mariano / Natividade no calendário copta. Durante este mês, a Igreja copta faz uma celebração especial à meia-noite em louvor à Virgem Maria e a Encarnação do Verbo.
Declaração da Igreja Ortodoxa Copta, de Sua Santidade o Papa Shenouda III e Dumadius Anba, o arcebispo de Gizé:
O Bispado de Gizé, anuncia que a Santíssima Virgem apareceu em uma transfiguração na igreja com o seu nome em al Warraq-Hadar, Giza, na madrugada de sexta, 11 de dezembro de 2009 às 1:00. A Santa Virgem apareceu em sua altura total de vestes luminosas, acima da média da abóbada da igreja, em vestido branco puro e um cinto azul royal. Ela tinha uma coroa na cabeça, acima do qual surgiu a cruz no topo da cúpula. As cruzes em cima da cúpula da igreja e as torres brilhavam intensamente com a luz. A Santíssima Virgem circulou entre as cúpulas e sobre a parte superior da porta da igreja entre as suas duas torres gêmeas. Todos os moradores locais testemunharam o fato. A aparição aconteceu das 1:00 às 4:00 da manhã de sexta-feira e foi registrada por câmeras e telefones celulares. Cerca de 3.000 pessoas do bairro, áreas circundantes, e transeuntes reuniram-se na rua em frente à igreja para ver a aparição.Neste incrível disponível logo abaixo, uma reportagem do canal CTV, sobre a Aparição de Nossa Senhora da Luz entre 10 a 13 de dezembro de 2009, sobre a Igreja Copta Ortodoxa do Cairo podemos conferir:
0:00– No inicio uma apresentação da importância de Maria; Mostra a multidão de se aglomerou diante da igreja, durante as aparições, milhares e milhares de testemunhas.
1:18– Imagens da igreja, com suas cruzes no topo iluminadas pela luz elétrica..
Cenas do milagre
2:15– Imagens gravadas de celular da aparição de Nossa Senhora no alto da Igreja.
2:53– O padre manda apagar as lâmpadas da igreja, nesta parte do vídeo somente a Aparição da Virgem ilumina a igreja
3:06– A Virgem aparece na frente da Igreja, observa a multidão testemunhando.
3:17– A equipe de reportagem conseguiu flagrar a revoada de pombos em forma de cruz, fenômeno sempre observado nos locais das aparições.
3:20– A revoada bem nítida de um pombo, antes dele ficar luminoso.
3:40– Em outro momento gravado, apareceram correndo no céu entre as nuvens, bolas luminosas.
5:05– Relembrando fotos reais da primeira aparição de Nossa Senhora da Luz em Zeitoun, Egito, ano de 1968
- DEPOIS DE
5:20 do vídeo TEMOS UMA VINHETA COM MONTAGENS COMPUTADORIZADAS , com a revoada tradicional dos pombos em forma de cruz e as igrejas iluminadas com as aparições.
.Mas para alguns tudo não passou de uma ilusão. Em vídeo postado no Youtube, um usuário mostra que a Virgem Maria na verdade seria uma das torres da igreja.
.
Agradecimentos a Mr.Tlaloc que escreveu a maior parte do texto me auxiliou durante a pesquisa. Sem sua ajuda não teríamos esse material. Obrigado! Atualmente, ele cuida do site Sobrenatural.Org, faça uma visita.
Imagens:https://www.google.com/search?biw=1920&bih=937&tbm=isch&sa=1&ei=cuysXO67E4Cx5OUPwPyPgAE&q=Church+of+the+Blessed+Virgin+Mary%2C+zeitoun&oq=Church+of+the+Blessed+Virgin+Mary%2C+zeitoun&gs_l=img.3...7163.8684..8909...0.0..0.118.761.7j1......1....1..gws-wiz-img.E7_2pMmy-x0Fontes: (acessadas em 09/04/2019):- Wikipedia.pt: Nossa Senhora de Zeitoun- Sobrenatural.Org: As Aparições da Virgem de Zeitoun- Fotos Milagrosas- Últimas e Derradeiras Graças: Aparição de Nossa Senhora em Zeitoun em 1968- Mary Pages: Zeitoun-Cairo (Egito)- EspacoJames: Aparições de N. Sra- Google Map- Virgem Maria 'aparece' no Egito- AssombradO: Os Segredos de Fátima: As Aparições, os 3 Segredos e suas Interpretações- InfoEscola: Guerra dos Seis Dias- As aparições fotografadas de Nossa Senhora em Zeitoun, Shoubra e Assiut, no Egito