Quantcast
Channel: Assombrado
Viewing all articles
Browse latest Browse all 851

O Caso Sobre as "Fotos de OVNI" que Teriam Sido Tiradas no Ano de 1958 em Colima, no México

$
0
0
Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Por Marco Faustino

Recentemente ao navegar pela internet a procura de casos interessantes para escrever, que não fossem tão comuns ou que não tivessem em grande evidência na mídia internacional, acabei visitando alguns sites de "ufologia" mexicanos, assim como alguns da América Latina. Os sites estavam muito "empolgados" sobre quatro fotos, que vieram a público no começo deste ano, onde mostrariam um "OVNI" que teria sido avistado em uma estrada entre as cidades de Colima e Guadalajara, no México, no ano de 1958. Muitos chegaram a dizer que seriam fotos autênticas e que essas eram as melhores provas até hoje que seres extraterrestres tinham visitado aquele país.

Esse caso é particularmente interessante, porque existe uma corrente de entusiastas no âmbito da ufologia que costumam dizer que fotos antigas, principalmente as tiradas entre as décadas de 1940 e 1980, são muito melhores e mais confiáveis. Dizem isso porque teoricamente não havia tantos recursos de manipulação de imagens como fazem hoje. As pessoas também seriam mais inocentes e não tinham tanto objetivo de obter uma vantagem financeira com eventuais falsificações quando o assunto era "discos voadores". Justamente por isso que fiz questão de trazer esse caso, porque ele servirá para uma série de questionamentos que serão escritos no decorrer desta postagem. Vamos saber mais sobre esse assunto?

As Fotos do "OVNI" de Colima Supostamente Tiradas em 1958


Tudo começa quando um vídeo chamado "Platillos Voladores en Colima/UFOs in Colima" ("Discos Voadores em Colima/OVNIs em Colima", em português) foi postado no Youtube em 8 de janeiro deste ano, pelo canal "Tercer Milenio" ("Terceiro Milênio"), cujo principal responsável e apresentador chama-se Jaime Maussan, 63 anos, nascido na Cidade do México. Ele é um jornalista, obviamente mexicano, e na página referente sobre ele na Wikipedia está escrito que é um ufólogo pioneiro no México.

Aliás, o próprio canal no Youtube se descreve como o portal mais reconhecido no mundo inteiro a respeito de investigações ufológicas. Apesar disso tudo, frequentemente Maussan é criticado devido a sua longa lista alarmista de casos falsos que ele já apresentou em sua carreira. Em 2010 ele chegou a admitir que tinha provas de uma suposta queda de OVNI e chegou a pagar cerca de € 21.000 (por volta de R$ 85.000 pela cotação atual) pelo corpo de um macaco pensando que era um cadáver alienígena. E pasmem, a análise do corpo demorou cerca de dois anos e meio. Caso queiram conhecer uma pouco mais sobre sua lista de fiascos, clique aqui (texto em italiano).

Voltando ao assunto principal dessa postagem, o vídeo começando com Jaime Maussan dizendo que as fotos do OVNI de Colima tinham sido recentemente redescobertas e "sem dúvida eram um tesouro histórico extraordinário". Veja o vídeo:



Em seguida o narrador Carlos Clemente inicia a narrativa sobre o caso, que basicamente conta o que dois homens, um chamado Javier Torres e o outro Alejandro Dueñas, teriam avistado um objeto de formato discoidal há poucos metros deles, enquanto passavam por um trecho da estrada que liga a cidade de Guadalajara até a cidade de Colima. É informado também que eles já tinham falecido há algum tempo, porém uma mulher chamada Karolina Estrada teria recebido as tais fotos por meio de sua avó.

Jaime Maussan, 63 anos, nascido na Cidade do México,
e apresentador do programa "Terceiro Milênio"
Para tentar obter um pouco mais de veracidade sobre o caso, a suposta Karolina Estrada concede uma espécie de depoimento sobre o incidente e sobre as fotos que ela teria recebido. Aliás, para ela já estava mais do que na hora de trazer esse caso para a mídia. Carlos Clemente ainda fez questão de destacar que essas seriam as melhores evidências da ocorrência de OVNIs no México.

Karolina Estrada começou repetindo que as fotos foram tiradas em trecho da rodovia que liga a cidade de Guadalajara até a cidade de Colima, e que as fotos tinham sido tiradas pelo fotógrado Javier Torres, que na ocasião estava sendo acompanhado por Alejandro Dueñas. Porém, ela não se lembrava o local exato, porque somente eles próprios sabiam a localização.

Por algum motivo ambos pararam o carro e Javier começou a tirar fotos da paisagem. Foi nesse mesmo instante que eles notaram um "disco voador" que estava a cerca de 40 metros deles, e que se movia bem rapidamente para um lado e para o outro.

De repente o objeto parou, permitindo que melhores fotografias pudessem ser tiradas. No vídeo foram apresentadas apenas 4 fotos, mas vamos fazer questão de contar a vocês exatamente como elas foram descritas.

Imagem do Google Maps mostrando a distância entre a cidade de Colima e Guadalajara, no México.
A área em vermelho representa a região onde encontra-se o vulcão de Colima, um dos mais ativos daquele país.
A primeira delas é descrita como sendo uma visão panorâmica onde aparecia o carro que eles estariam utilizando no dia, com uma pessoa recostada no carro e o suposto OVNI no céu, ao fundo, sendo narrado por Carlos Clemente como se tivesse um formato triangular. Ele ainda faz uma observação dizendo que mais ao fundo teria uma grande montanha (não estou certo se seria o vulcão de Colima), evidenciando o que seria uma área rural ou florestal, e que não haveria moradores no local.

Primeira foto mostrada no vídeo do Canal do Youtube chamado "Terceiro Milênio"
A segunda foto mostrava o que seria um objeto discoidal no céu "claramente refletindo a luz do sol em sua superfície", determinando assim o que seria um "disco voador".

Segunda foto mostrada no vídeo do Canal do Youtube chamado "Terceiro Milênio"
A terceira foto mostrava parcialmente um campo e um objeto em forma de disco, e que se déssemos um zoom poderíamos ver uma "série de pequenas janelas na borda de sua estrutura". Além disso, o objeto aparentemente estaria bem perto do fotógrafo e não parecia ser pequeno.

Terceira foto mostrada no vídeo do Canal do Youtube chamado "Terceiro Milênio"
Na quarto foto poderíamos ver o objeto acima da estrada e bem mais perto do fotógrafo em relação a foto anterior. Ao fundo podemos ver algumas árvores e um carro. Novamente é citado que o objeto "reflete a luz solar ao redor de sua estrutura, e que o mesmo teria algo em torno de 6 a 8 metros de diâmetro. Segundo Carlos Clemente, todos esses fatores levariam eles a crer que se tratavam de fotografias autênticas de OVNIs.

Quarta foto mostrada no vídeo do Canal do Youtube chamado "Terceiro Milênio"
Na parte final do vídeo, Karolina Estrada volta a dizer que as fotos foram entregues a sua avó, e posteriormente foram entregues para ela. Para adicionar uma "pitada a mais de mistério", ela disse que não possui somente essas 4 fotos, uma vez que existiriam muitas outras em sua posse. As fotos apresentadas seriam em "tamanho normal", porém ela também teria fotos ampliadas.

O vídeo termina dizendo que o objeto seria muito similar a outro objeto registrado por um homem chamado George Adamski em 1952 e por E.B. Meier em 1975. Logo, tudo isso que foi narrado levaria a crer que estamos sendo visitados por seres de outro mundo. Uma bela narrativa, não é mesmo?

Questionamentos Iniciais Sobre Este Caso de Colima


Não é nem preciso dizer que essa história estava bem estranha, e não era para menos. Ao contrário do que é narrado no vídeo, tudo apontava para uma farsa e não para "fotos autênticas de OVNI". Vamos citar alguns questionamentos que, no mínimo, qualquer pessoa deveria fazer em um caso como esse.
  • Quem eram Javier Torres e Alejandro Dueñas? Alguns sites apontaram que Javier Torres era um importante e renomado fotógrafo no México. Porém, essa informação veio da própria Karolina Estrada, que o apontou como um fotógrado conhecido da cidade de Colima. Onde está a foto dele, de Alejandro Dueñas ou da própria Karolina Estrada e de sua avó? O que podemos dizer é que tanto Javier, quanto Alejandro, são nomes bem comuns no México, ou seja, se alguém quisesse montar uma farsa seriam bons nomes;
  • Em qual dia e mês as fotos foram tiradas? Não existe diário ou nada anotado no verso das fotos? Antigamente era uma prática comum anotar nome e a data completa atrás das fotos que eram tiradas. Tanto é que antes de existirem máquinas fotográficas digitais, um "recurso moderno" das máquinas era a opção de inserir data na foto ao mesmo tempo que ela fosse tirada pela máquina;
  • Quem é a avó de Karolina Estrada? Aliás, como ela conseguiu essas fotos? Vale ressaltar ainda que no vídeo não fica claro qual é o parentesco de Karolina e sua respectiva avó em relação aos dois homens que originalmente teriam fotografado o objeto;
  • Toda a história é bem incompleta e repetida. Onde estão os detalhes? A narrativa induz a pessoa desde o começo a acreditar completamente no que é contado. Em nenhum momento é questionado ou se coloca em dúvida a veracidade das informações ou autenticidade das imagens;

  • Ninguém mais viu um objeto desse tamanho? Havia um segundo carro na foto, mas convenientemente é narrada aquela parte da "grande montanha ao fundo", para dizer que "não havia ninguém morando na região", logo não teria mais testemunhas.
Resumindo, tudo indicava uma farsa. Muitos até mesmo podem dizer que "OVNI" não significa que seja uma "nave espacial de uma civilização extraterrestre", porém em nenhum momento existe a intenção no vídeo de apontar que fosse um o objeto desconhecido, que pudesse ter sido criado pelo homem, mas sim por alguma outra espécie extraterrestre.

Felizmente, algumas outras pessoas pensaram dessa mesma forma e fizeram esses e muitos outros questionamentos, ainda mais considerando o histórico de Jamie Maussan. A verdade sobre o caso você confere a seguir.

A Verdade Sobre as Fotos de OVNI de Colima, Supostamente Tiradas em 1958


Apenas alguns dias depois, mais precisamente no dia 13 de janeiro, um "investigador" de fenômenos ufológicos chamado Leopoldo Zambrano Enríquez, morador da cidade de Monterrey, no México, postou em sua conta no Facebook a origem do "OVNI" de Colima. E pasmem, três fotos nada mais são do que imagens extraídas de um filme de ficção científica canadense chamado "L’Invasion des soucoupes volantes" (lançado nos Estados Unidos como "Starship Invasions" ou "Project Genocide" no Reino Unido) em 1977. Aliás, cerca de 19 anos depois da suposta data que as mesmas teriam sido tiradas.

Basicamente o filme mostra o que seria uma "civilização avançada de outro planeta", procurando outro para conquistar e habitá-lo. Veja o cartaz de divulgação desse filme:

Cartaz de divulgação do filme "Starship Invasions" de 1977
Agora veja a postagem de Leopoldo Zambrano no Facebook e a comparativo com a quarta foto divulgada:

Postagem original de Leopoldo Zambrano com a seguinte legenda: "Outra fraude Maussânica.... ou, no mínimo,
uma investigação inadequada...e estes são os investigadores que procuram formar novos investigadores?
"
De fato, Leopoldo Zambrano tem razão e você pode conferir esta mesma imagem que ele postou ao assistir o filme Starship Invasions no Youtube. Se você colocar em 13:28 poderá ver por si mesmo que o objeto, o carro e a paisagem são exatamente idênticas. Não há o que ser questionado nesse caso. É claro que você pode perguntar, mas e as outras fotos?

De acordo com Zambrano, na primeira foto o carro parece ser um sedan de 4 portas Packard Clipper, cujo design corresponderia mais aos modelos entre 1941 e 1947, do que aos modelos do ano de 1958, mas não é possível afirmar se realmente é um veículo mais antigo ou mais recente em relação ao momento em que a foto foi tirada. A parte mais curiosa é que essa imagem não pertence ao filme, provavelmente foi inserida para dar maior credibilidade a história narrada por Maussan, porém Zambrano não identificou a origem dela.

Entretanto, veja um comparativo mostrando as outras duas fotos:

Comparativo entre a segunda foto mostrada no vídeo do Canal do Youtube chamado "Terceiro Milênio" em relação
a imagem que a aparece no filme "Starship Invasions" em 2:53

Comparativo entre a terceira foto mostrada no vídeo do Canal do Youtube chamado "Terceiro Milênio" em relação
a imagem que a aparece no filme "Starship Invasions" em 3:34
Leopoldo Zambrano possui um blog chamado "Meditaciones De Un Fumador" e participa de um outro site chamado "La Mentira Esta Ahi Fuera". Neste dois sites é possível encontrar postagens mais recentes, dos dias 16 e 17 de janeiro sobre este caso, porém não acrescenta maiores detalhes revelantes sobre esse caso. Ele disse apenas que é aficcionado por filmes do tipo "B", que nada mais são do que produções de relativo baixo orçamento, sem grandes nomes no elenco ou atrás das câmeras.Variavelmente sua qualidade também é questionável, se tornando assim filmes "obscuros" ou pouco conhecidos.

Assim sendo, Leopoldo desconfiou que as imagens poderiam ser de algum filme e passou a procurar se algum deles corresponderia as fotos que aparecem no vídeo publicado pelo canal "Terceiro Milênio". Sua busca o levou até um site francês chamado "CinEmotions.com", onde uma das fotos chamou sua atenção, e que por fim permitiu que esse caso tivesse um desfecho. Simples assim.

Comentários Finais


É bem difícil apontar de quem é a fraude. Seria de Maussan? Má-fé de sua parte? Seria da Karolina Estrada? Será que essas pessoas mencionadas no vídeo realmente existem ou existiram? Será que todos os envolvidos nessa história sabiam dessa farsa o tempo todo ou foram enganados por fotos realmente "antigas"? Já vi muito comentário em outros sites que dizem que essa procura por solucionar casos ufológicos serve apenas para fazer que esse "ramo" seja desacreditado (convenhamos que é absurdo alguém dizer isso).

Bem, quando alguma coisa é solucionada, acho que é dever de quem tem credibilidade de passar a informação correta. Até mesmo porque existem investigadores sérios, e que se dedicam realmente em construir uma base sólida em suas vidas, na tentativa de comprovar que uma ou mais civilizações avançadas nos visitam ou estão em contato permanente conosco. São essas pessoas que devem ser realmente preservadas, não aquelas que propagam farsas.

Gostaria de acrescentar também, que ao ler um comentário do usuário chamado "José Lourenço" em uma das inúmeras postagens que encontrei sobre esse caso, que foi publicada no site Mundo Gump um dia antes da verdade ser exposta pelo Leopoldo Zambrano, foi mencionada a relação de fotos antigas e OVNIs "antigos". Realmente, vocês já repararam que a maioria das fotos ou filmagens antigas, pelo menos dentre aquelas que tenho conhecimento, mostram quase sempre OVNIs com um "design" antigo? Conforme o tempo foi passando, os OVNIs e suas respectivas fotografias ou filmagens foram "evoluindo" em relação ao formato dos objetos, suas respectivas velocidades, objetivos na Terra entre outros elementos.

É interessante observar essa relação de tempo. Sei que muita gente acredita que fotos antigas seriam evidências melhores de que seres extraterrestres visitam nosso planeta, mas pode ser justamente o contrário. Nosso conceito futurístico hoje em dia é bem diferente de como nossos avós "enxergavam" o futuro. Logo, se houvesse uma civilização avançada, provavelmente os "discos voadores" das décadas de 50, 60 ou 70 teriam que ser mais avançados que nossos veículos daquela época. Hoje em dia praticamente não se vê mais aquele "conceito de OVNI" do passado, não é mesmo? Apesar, é claro, do design ovalado ainda ser a principal referência quando se fala sobre esse assunto. Enfim, esse é um longo debate, que com certeza renderia uma outra postagem no "futuro" somente sobre isso.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.ufoonline.it/2016/01/13/jaime-maussan-ci-ricasca-i-suoi-ufo-di-colima-del-1958-presi-da-un-film/
http://elespaciodeldebunker.blogspot.it/2016/01/otra-metida-de-pata-de-maussan.html
http://www.new-age-gamer.com/news/as-impactantes-imagens-encontradas-de-ufo-tiradas-no-mexico-em-1958/

http://www.mundogump.com.br/as-incriveis-fotos-de-ufos-do-mexico/
http://extranotix.blogspot.mx/2016/01/increibles-imagenes-de-ovnis-captadas.html
http://www.lamentiraestaahifuera.com/2016/01/17/24522/

Viewing all articles
Browse latest Browse all 851


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>