Por Marco Faustino
Dificilmente, a Inglaterra ou algum país do Reino Unido ficaria muito tempo sem aparecer por aqui, quando o assunto é referente a supostos fantasmas. A última vez que isso aconteceu, há praticamente um mês, foi quando abordamos três estranhos casos envolvendo supostos "lobisomens" e "ataques de fantasmas" em cidades da Inglaterra e da Escócia. Naquela ocasião tivemos um caso relacionado a um suposto "lobisomem" uivando durante a madrugada na pequena cidade de Stornoway, na Escócia, posteriormente abordamos a história de um guia turístico, que teria tido sua mão queimada pelo fantasma de um assassino, que foi enforcado em uma prisão inglesa e, por último, o caso de um investigador paranormal, que teria conseguido se comunicar com um espírito. Nesse último caso, o espírito "disse" através de um dispositivo eletrônico, que ele queria a alma do investigador. Com certeza eram três casos muito exóticos, peculiares e que, para variar, só podiam ter acontecido no Reino Unido mesmo. (leia mais: Conheça 3 Estranhos Casos Envolvendo Supostos "Lobisomens" e "Ataques de Fantasmas" em Cidades da Inglaterra e da Escócia!).
Aliás, no Reino Unido existe o que chamo de "indústria do paranormal", um verdadeiro esquema montado ao longo dos séculos, onde dezenas ou centenas de pequenos grupos destinados a uma suposta investigação de cunho paranormal são criados, centenas de passeios fantasmagóricos são realizados e uma verdadeira fortuna circula entre algumas agências de notícias, que pagam um bom dinheiro por praticamente qualquer história, não importa o quão interessante ou estúpida seja, visto que as mesmas são vendidas por um preço ainda maior para os tabloides britânicos. A partir de então, os casos começam a circular pelo mundo, e vocês normalmente têm conhecimento através de pequenos textos em sites de notícias, que também não fazem a mínima questão de prover uma melhor qualidade de informação. É extremamente complicado ver que toda essa "indústria do paranormal" sobrevive tão somente, porque os próprios veículos de comunicação não fazem a menor questão de mostrar as pessoas a realidade por trás dos casos.
Dessa vez, o caso envolve dois personagens, que já apareceram aqui em outra ocasião, mais precisamente naquela matéria dos três inusitados casos de supostos fantasmas onde o desconhecido aparentemente não foi levado a sério, na Inglaterra: o casal Sean Reynolds e Rebecca (também chamada de Bex ou Becky) Palmer, sendo que ambos são os responsáveis por um "série" chamada "The Ghost Dimension", cujos episódios são exibidos pela "Amazon Prime Video" (uma espécie de plataforma online de vídeos, semelhante a Netflix) desde o ano passado. O casal estava no Teatro das Artes de New Mills, que fica localizado na própria cidade de New Mills, no condado de Derbyshire, para realizar uma filmagem para a série de investigação paranormal que possuem, após avistamentos de "figuras sombrias" (guardem bem esse termo, porque será importante) no prédio de 100 anos de idade. Durante a gravação, Rebecca teria sido possuída pelo "espírito de uma criança", agarrado uma boneca, e até mesmo chamado incessantemente por sua mãe. Em um determinado momento, Sean tentou se aproximar de sua esposa para consolá-la. Porém, quando ele se aproximou, Sean teria sido empurrado para longe pela entidade. Um caso bem estranho, mas será foi realmente isso que aconteceu? Vamos saber mais sobre esse assunto?
Conheça Alguns Casos Anteriores Envolvendo o Casal Sean Reynolds e Rebecca Palmer
Antes de abordamos o caso em questão é fundamental que você saiba de duas coisas. A primeira delas é que todo o material foi fornecido pela agência de notícias "Mercury Press and Media", que apenas coleta as informações, depoimentos, fotos e vídeos e monta um texto básico sobre o ocorrido. Resumindo? Não há qualquer tipo de investigação e nenhuma preocupação se o conteúdo oferecido é falso ou não, ou seja, depende de você meramente acreditar no que é contado pelas pessoas, que vendem suas respectivas histórias para eles. Essa é apenas uma pequena parte da "indústria do paranormal" no Reino Unido, onde qualquer coisa pode ser tornar inexplicável na mão das agências de notícias e dos tabloides britânicos. Já a segunda é o histórico de ambos na mídia britânica.
Por volta do dia 13 de julho desse ano, os tabloides britânicos divulgaram que o casal Sean e Rebecca, pais de três filhos, tinham registrado imagens de uma "figura sombria encapuzada" (não disse que seria importante?), que eles acreditavam que fosse o fantasma de um sacerdote egípcio, que por sua vez assombraria um determinado museu onde sua "múmia" era mantida.
Foto da fachada principal do Museu da Cidade de Leeds, na Inglaterra |
Confira o vídeo abaixo, que foi divulgado por esse casal, onde supostamente apareceria "o fantasma de Nesyamun", em um canal de terceiros, no YouTube (em inglês, mas é possível acompanhar sem nenhum problema as imagens, visto que é bem intuitivo):
"Todo o equipamento estava enlouquecido, e isso só acontece se algo faz com que os alarmes disparem. A responsável por operar a câmera era a Jane, a mesma que teria inicialmente visto a estranha sombra. Não vimos isso na hora, então tivemos que acreditar que havia algo no local", disse Sean.
"Quando fomos editar o vídeo, ficamos torcendo para que aquilo não tivesse sido algo que somente a Jane tivesse visto com seus próprios olhos. Foi ótimo ver que, na verdade, conseguimos registrar algo assim, e de forma tão clara", continuou.
"Por mais que eu acredite no paranormal, gosto de ser cético, então a primeira coisa que fazemos ao registrar algo é tentar desmistificá-lo. Para que pudéssemos criar essa sombra teria que haver uma luminosidade atrás de nós, mas não havia. Não havia ninguém caminhando atrás de nós. Aliás, é possível dizer que havia algo lá, dava para sentir isso", acrescentou.
Trecho de vídeo onde Sean e Rebecca parecem notar alguma coisa no interior do Museu da Cidade de Leeds, na Inglaterra |
Para vocês terem uma ideia, a maior texto do texto era destinado a mostrar quem era o casal, provavelmente uma tentativa de transmitir credibilidade diante de uma evidência bem questionável. Foi mencionado, por exemplo, que o casal morava em um cemitério, e começaram a "caçar fantasmas", quando "eles se juntaram", e começaram a produzir séries de TV tais como: "The PAST Hunters" e "Ghost Dimension." O primeiro encontro de Sean com o mundo dos espíritos teria sido quando ele tinha 15 anos, ao acordar no meio da noite e se deparar com um fantasma de um "cara grande" sentado aos pés da sua cama, vestindo uma roupa de lenhador e acariciando seu cachorro. Porém, Sean não teria explorado ou vivenciado nada paranormal, além dessa experiência, até encontrar a Rebecca.
Foto mostrando a equipe do programa "Ghost Dimensions", cujos responsáveis são o Sean e Rebecca |
Para finalizar, ainda de acordo com o material divulgado, a múmia de Nesyamun teria sido transferida para Museu da Cidade de Leeds em 1823, e foi reconhecida como sendo uma das múmias mais notáveis da Grã-Bretanha.
"Nesyamun sempre foi uma das nossas exposições mais populares, sendo que seus restos mortais incrivelmente bem preservados e sua história cativante fascinaram gerações de frequentadores de museus. Embora não tenhamos conhecimento de qualquer relato de atividade paranormal no museu, nossa galeria dos 'Antigos Mundos'é um lugar muito atmosférico, que muitas vezes captura a imaginação dos visitantes", disse um porta-voz do Conselho da Cidade de Leeds, que não foi identificado na matéria.
Conheça Aquilo que Não Fizeram Questão, que Você Soubesse em Relação a Toda Essa História Sobre o "Fantasma" de um Sacerdote Egípcio
Nessa parte vamos contar aquilo, que não fizeram questão alguma que você soubesse em relação a toda essa história. Primeiramente, a múmia de Nesyamun (também conhecida como a "Múmia de Leeds") se encontra desde 1823 no Museu da Cidade Leeds, quando a mesma foi doada para a cidade pela Sociedade Filosófica e Literária de Leeds, uma vez que a mesma pertencia ao Museu Bullock, em Londres. Aquela era uma época imperial e a exploração estava a pleno vapor, visto que inúmeras preciosidades do Antigo Egito, descobertas no deserto, circulavam pelo continente europeu.
Especialistas acreditavam, que Nesyamun tivesse sido um sacerdote egípcio do alto escalão, que portava incensos, e era escriba no templo de Amun, no complexo de Karnak, na cidade de Tebas, no Antigo Egito, é claro. Devido a um ornamento de couro encontrado em suas ataduras, deduziu-se que ele teria vivido durante o reinado de Ramsés XI, entre 1.113 e 1.085 a.C,, quando ele ascendeu ao posto de sacerdote "waab." Estudos recentes teriam apontado, que Nesyamun provavelmente morreu após uma severa reação alérgica. A parte externa do seu sarcófago foi pintado com cenas do famoso "Livro dos Mortos", onde retratavam Nesyamun realizando oferendas para as deidades, enquanto rezava pelo sucesso, a vida após a morte e o contato com os deuses.
Como curiosidade, essa teria sido a única múmia do Museu da Cidade de Leeds, que teria resistido aos bombardeios alemães durante a II GM, porém ela não saiu totalmente ilesa, visto que seu nariz teria sido completamente danificado.
Além disso, apesar de não ter sido identificado no material disponibilizado pela Mercury Press and Media / Caters (ressaltando que a Caters é uma agência "irmã" da Mercury Press and Media), um porta-voz do Conselho da Cidade de Leeds disse que não havia conhecimento de quaisquer relatos de supostas atividades paranormais no museu.Estranho, não é mesmo?
Reconstituição 3D do que seria o rosto de sacerdote egípcio Nesyamun |
De qualquer forma, não podemos nos esquecer que Sean e Rebecca são os responsáveis por um "série" chamada "The Ghost Dimension", cujos episódios são exibidos pela "Amazon Prime Video" (uma espécie de plataforma online de vídeos, semelhante a Netflix) desde o ano passado. Para uma série destinada a apresentar casos paranormais sobreviver é necessário que os tais casos aconteçam, não é mesmo? Aliás, os episódios referentes ao Museu da Cidade de Leeds (episódios 6 e 7), assim como todos aqueles relativos a segunda temporada, foram liberados ao público no dia 28 de fevereiro desse ano, ou seja, a informação fornecida de que as imagens teriam sido realizadas no mês de março não procedem. Para completar, o casal também é um velho conhecido dos tabloides britânicos, visto que havia sido publicado uma matéria sobre eles no "Daily Mirror", em 2014.
No fim do mês de março, um novo material gerado novamente pela agência de notícias "Mercury Press and Media", apontou que "um pai de família acreditava ter registrado o fantasma de um monge chamado 'Cuthbert' diante de uma câmera, cuja filmagem mostrava uma figura sombria encapuzada, espreitando um pub inglês durante a noite.". Coincidência?
Trecho da matéria sobre o "fantasma de um sacerdote egípcio", mencionando uma "figura sombria encapuzada" |
Trecho da matéria sobre o fantasma de um monge, também mencionando uma "figura sombria encapuzada." |
Para completar, no caso do Museu da Cidade de Leeds, era nítido que havia diversos focos de luz espalhados pelo ambiente, e que a sombra era perfeitamente compatível com uma pessoa de "carne e osso" passando atrás de quem estava filmando. Seria até mesmo possível arriscar e dizer, que muito provavelmente a sombra era daquele mesmo senhor que aparece na filmagem. Infelizmente, existem diversos elementos apontando, que ambos os casos sejam tão somente farsas destinadas a promover uma determinada série, que visa apresentar algo de cunho paranormal ou sobrenatural a cada episódio.
O Espírito de uma Criança que Teria Possuído o Corpo de uma Mulher Teria Empurrado o Seu Marido Durante uma Investigação Paranormal?
No texto que foi amplamente divulgado pelos tabloides britânicos na semana passada, inicialmente foi mencionado que Sean Reynolds e Rebecca Palmer, ambos atualmente com 34 anos de idade, tinham visitado um teatro "mal-assombrado" na Grande Manchester, o Teatro das Artes de New Mills.
Durante a investigação, Rebecca teria sido "possuída" pelo espírito de uma criança. De acordo com Sean, quando ele tentou se aproximar de sua esposa, ele teria sido empurrado e derrubado pela "energia estática" do espírito. Embora o "terrível incidente" tivesse deixado Rebecca, que é mãe de três filhos, abalada, ela disse que se sentia honrada de que um espírito a escolhesse como um receptáculo.
"Não consigo lembrar muito do que aconteceu. Lembro-me de ser uma criança, mas tudo era como se fosse uma névoa. Quando eu saí disso, senti como se estivesse sonhando, e você se lembra de algumas partes, mas não consegui juntar todas elas. Foi bem assustador. Não consegui parar de tremer e me senti muito fraca e drenada. Quando estávamos indo em direção as demais salas, senti que a menina ainda estava comigo, seguindo-me. Continuava recebendo vibrações de como ela estava sentindo, ela estava tão triste", continuou.
O casal Sean Reynolds e Rebecca Palmer |
Confira o vídeo que foi divulgado pela imprensa britânica através de um canal de terceiros, no YouTube:
Durante a possessão de Rebecca na sala destinada à troca de roupa e concentração dos atores, o "equipamento caça-fantasmas do casal", projetado para "capturar energia paranormal", pode ser ouvido de maneira errática ao fundo. Os caçadores de fantasmas usaram um dispositivo chamado "Ovilus", que eles acreditam que os espíritos podem manipular para produzir palavras. Enquanto filmava, Sean alegou que o Ovilus produziu as palavras "exaurir", "quinze", "suficiente" e "mamãe".
Os caçadores de fantasmas usaram um dispositivo chamado "Ovilus", que eles acreditam que os espíritos podem manipular para produzir palavras |
Enquanto filmava, Sean alegou que o Ovilus produziu as palavras "exaurir", "quinze", "suficiente" e "mamãe". |
"Foi tão difícil emocionalmente ver a Bex assim. Nunca vi nada parecido antes. Sabia que precisava tentar me comunicar com o espírito, mas também eu estava realmente preocupado sobre como isso poderia afetar a Bex, e se seria possível conseguir que a criança a deixasse sozinha. Fiquei chocado e me senti bem impotente. Em um minuto eu estava sentado na sala com minha parceira e, no seguinte, não era mais a Bex", disse Sean.
"Fiquei chocado e me senti bem impotente. Em um minuto eu estava sentado na sala com minha parceira e, no seguinte, não era mais a Bex", continuou. |
Detalhe da boneca ou boneco que Rebecca segura em suas mãos |
Momento que Rebecca começa a chamar pela mãe |
"Quando estiquei a mão para tocá-la, senti essa forte carga estática passar por mim. Foi essa força poderosa que me empurrou para trás e me jogou no chão. Toda a equipe entrou em pânico", disse Sean. |
Momento em que Paul segura Rebecca após o espírito da criança supostamente sair do seu corpo |
"As pessoas tiveram muitas experiências estranhas no teatro. A única vez que eu já vi alguma coisa que eu não pude explicar foi uma noite que eu estava no teatro e ouvi um certo rangido. Então, fui verificar e os assentos estavam subindo e descendo. Verifiquei, mas não havia ninguém lá. As pessoas acreditam que um dos faxineiros, que costumava trabalhar aqui, assombra o teatro. Quando eu disse às pessoas o que aconteceu, elas me disseram que era assim que ele costumava limpar, levantando um assento por vez", disse Paul, que trabalha no teatro há 36 anos.
Paul Holt trabalha no Teatro das Artes de New Mills há 36 anos |
"Para ser honesto, sou bem cético, mas mesmo sendo cético você pode manter uma mente aberta. Muitas coisas estranhas aconteceram aqui e todos têm suas opiniões diferentes sobre isso. É um prédio antigo e você espera que ele venha a ranger, mas ainda assim foi muito interessante ter Sean e Rebecca aqui, e ouvir sobre as energias que eles capturaram", completou.
Uma Rápida Observação Final Sobre o Último Caso Apresentado pelo Casal Sean e Rebecca
Essa não é a primeira vez que o aparelho chamado "Ovilus"é mencionado em um caso abordado aqui. A última vez foi em relação ao caso do investigador paranormal Phil Sinclair. O grande problema, no entanto, é investigações de cunho paranormal sempre utilizam equipamentos eletrônicos totalmente questionáveis, assim como o "Ovilus", que é vendido como um dispositivo de entretenimento. O próprio fabricante não cita que o dispositivo seja capaz ou permita a comunicação com os mortos, porém o mesmo se tornou bem popular entre os grupos de investigação na poderosa indústria do paranormal no Reino Unido (o equipamento custa em média US$ 350, ou seja, mais de mil reais para uma mera diversão).
Existem, é claro, aquelas pessoas que defendem o equipamento ou sua eficácia, mas é muito difícil defender algo que, devido à natureza aleatória das respostas, muitos grupos de pesquisa paranormais pararam de usar o Ovilus. Para vocês terem uma ideia, existe até mesmo um aplicativo chamado iOvilus disponível para iOS que permite que seu iPhone "se comunique com os mortos", desenvolvido pelo mesmo fabricante. Deve-se notar que, uma vez que o iPhone não possui um sensor de campo eletromagnético, e nem um sensor de temperatura, é muito provável que este aplicativo seja ainda menos útil do que a versão portátil. Portanto, o Ovilus não é confiável e não deveria ser usado como tentativa de provar algo verdadeiramente paranormal.
Excluindo a declaração do diretor do teatro, o Paul Holt, não temos absolutamente nada exceto supostos relatos sem nomes, datas ou maiores detalhes. |
Para finalizar, considerando o histórico do casal Sean e Rebecca é muito difícil não acreditar que tudo aquilo não tenha sido encenado, ainda mais com a presença do Paul, que provavelmente foi o responsável por desempenhar o papel do "fantasma" nos outros casos e dessa vez dividiu o protagonismo com a Rebecca. Evidentemente, vocês sempre estão livres para terem suas próprias opiniões, mas esse caso aparenta ser mais uma esquete humorística do que um caso paranormal. De qualquer forma, não hesite em deixar sua opinião nessa postagem ou através de um comentário em nossa página no Facebook!
Até a próxima, AssombradOs!
Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino
Fontes:
http://www.assombrado.com.br/2017/07/conheca-3-inusitados-casos-de-supostos.html
http://www.assombrado.com.br/2017/09/conheca-3-estranhos-casos-envolvendo.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-4972862/Ghost-possessed-woman-threw-husband-room.html
https://www.thesun.co.uk/news/4667140/mum-possessed-child-ghost-husband-video-stockport/