Por Marco Faustino
Se tem algo que nunca "sai de moda" são casos de supostos fantasmas. Entre os casos mais recentes podemos citar aquele estranho caso do suposto fantasma de uma menininha, que teria sido fotografado no prédio do governo municipal de Vegas del Genil, na Espanha. Lembram desse caso? O lado inusitado de toda a história é que a mesma teria sido tirada por um vereador da cidade. Além disso, uma série de histórias paralelas começaram a ganhar força naquela época. Começou a circular uma história sobre a morte de uma menina dentro de um colégio, que tinha sido construído no terreno onde atualmente se encontra a prefeitura e a câmara municipal, e que as autoridades teriam chamado uma médium para expulsar o tal "fantasma" do lugar. Por outro lado, algumas pessoas estavam reclamando que essas "histórias de fantasmas" difundidas pela mídia local eram uma tentativa de abafar uma investigação, que o prefeito da cidade vinha enfrentando por um suposto crime eleitoral. O prefeito da cidade de Vegas del Genil, Leandro Martín López, vinha sendo acusado de comprar votos para se eleger na última campanha municipal. Fizemos uma postagem bem completa sobre aquele caso para vocês, que acabou permanecendo inconclusivo (caindo no esquecimento após cerca de uma semana), apesar da forte tendência de ser apenas uma espécie de "carimbo de celular" (leia mais: O "Fantasma" de uma Menininha foi Fotografado por um Vereador no Prédio do Governo Municipal de Vegas del Genil, na Espanha?).
O maior problema de toda e qualquer história sobre o mundo "paranormal" ou "sobrenatural"é a fonte. Geralmente, temos as opiniões e depoimentos subjetivos de pessoas que acreditam ter visto alguma coisa durante o período da noite, em meio a escuridão, isso sem contar as fotos e os vídeos de baixa qualidade. Então, os grupos de investigação paranormal sempre tentam tornar suas fontes as mais credíveis possíveis. O mesmo acontece como seus respectivos depoimentos, para mostrar que são pessoas idôneas, por mais que não deixem de ser seres humanos, e passíveis a falhas de percepção visual tal como qualquer outra pessoa (exceto que seja um super-humano com habilidades visuais fantásticas). Um exemplo clássico do que estou falando é o caso do suposto "poltergeist" do Chile, onde o principal tripé de apoio para a existência de um suposto "fenômeno paranormal" estava no depoimento de um único policial (por mais que houvesse mais de um deles no local), de uma autoridade pública voltada ao serviço social (que se apoiou nas declarações desse policial) e da imprensa chilena que teria registrado os estranhos acontecimentos, mas que foi incapaz de registrar imagens de um único "fenômeno paranormal", enquanto uma câmera estivesse voltada para o local da ação. O caso tomou conta da mídia principalmente de domingo (26) até quarta-feira (1), porém desde ontem (2) cada vez menos se ouve falar sobre o caso (leia mais: Policiais são Atacados por uma Suposta "Entidade Paranormal" ao Atenderem uma Ocorrência em Puerto Montt, no Chile!).
Nessa postagem relacionada ao "poltergeist" do Chile, cheguei a comentar sobre o que denominei de "estereótipo de confiabilidade", ou seja, sempre que surgem declarações de ex-militares, policiais ou ex-astronautas da NASA, por exemplo, rapidamente os sites de notícias e pessoas aficcionadas pelo desconhecido ficam em polvorosa. Na mente de muitas pessoas, a roupa que vestem possui uma credibilidade ou imparcialidade tão intríseca, que mesmo sem conhecer essas pessoas, sem saber sem histórico, suas crenças e o que realmente testesmunharam (uma vez que nunca há um real confronto de perguntas que sejam realmente pertinentes) passam a propagar que determinada pessoa "jamais mentiria" ou que "jamais falaria algo que não tivesse presenciado". Conforme mostrei na atualização que fiz sobre o assunto, a história pode ser bem diferente do contam para vocês. Não é que eu não acredite, mas tento levar o desconhecido a sério, explorando as possibilidades que disponho ao encontrar as chamadas "pontas soltas" para que vocês possam realmente ter uma gama de informações, e que isso lhes permita avaliar a situação por conta própria, não sendo influenciado por quem quer que seja, inclusive por mim. Então, como exercício sobre "estereótipos de confiabilidade" vamos comentar sobre um caso bem peculiar que vem sendo divulgado no estado de Utah, nos Estados Unidos, sobre uma estranha imagem registrada por uma câmera de monitoramento de tráfego do Departamento Estadual de Transportes (Utah DOT ou UDOT), em uma localidade chamada Soldier Summit. Essa imagem foi divulgada pela própria conta oficial do UDOT, no Twitter. Muitas pessoas vêm dizendo que ao ser mencionado por um orgão governamental, isso quer dizer que poderíamos descartar qualquer manipulação. Será mesmo? Vamos saber mais sobre esse assunto?
Um Pouco Sobre a Localidade Chamada Soldier Summit
Acreditem, não há muito para se falar de Soldier Summit. Essa localidade é o nome de um passo de montanha (um acidente geográfico definido como o ponto mais baixo entre dois picos pertencentes à mesma aresta, facilitando a passagem através da cadeia de montanhas, o que corresponde a uma passagem ligando dois vales), nas Montanhas de Wasatch, no estado norte-americano de Utah, e ao mesmo tempo o nome de uma cidade fantasma localizada nesse mesmo passo. De qualquer forma, Soldier Summit tem sido uma importante rota de transporte entre a região metropolitana de Wasatch Front e a cidade de Price, desde que a área foi ocupada por pioneiros mórmons.
Imagem do Google Maps mostrando a distância de Soldier Summit até Salt Lake City, a capital do estado de Utah |
Imagem do Google Street View mostrando o "plano geral" da localidade chamada Soldier Summit, em Utah |
Soldier Summit está à beira da U.S. Route 6, uma autoestrada transcontinental que corta os Estados Unidos desde o estado da Califórnia, na Costa Oeste, até estado de Massachusetts, na Costa Leste |
Foto de antigas casas em Soldier Summit na década de 1920 |
Foto do antigo terminal ferroviário de Soldier Summit em 1925 |
A "Imagem Misteriosa" Registrada por uma Câmera de Monitoramento de Tráfego do Departamento Estadual de Transportes de Utah
Essa postagem será bem curta, porém interessante devido alguns aspectos que temos que mencionar sobre esse caso. Primeiramente, o mesmo surgiu apenas como uma mero tweet (ou tuíte, como queiram) do Departamento de Transportes de Utah, em sua conta oficial no Twitter, é claro, na última quarta-feira, 1º de março. Reparem bem no conteúdo desse tweet:
Tweet publicado pelo Departamento de Transportes de Utah |
Caso tenham reparado bem, o Departamento de Transportes de Utah (UDOT) não especificou o que poderia ser aquilo que a câmera registrou, deixando margem às habituais especulações. A única informação que tínhamos, da própria imagem, é que teria sido registrado as 20h44, do dia 7 de fevereiro, muito provavelmente desse ano.
Entretanto, isso também não impediu que emissoras TV locais como a KUTV (afiliada da CBS) e a KSTU (afiliada da FOX), ambas sediadas em Salt Lake City, propagassem esse caso. Confira uma reportagem sobre esse assunto, que foi veiculada pela KSTU, através de um canal de terceiros, no YouTube:
Obviamente, surgiram as hipóteses de ser um fantasma, um extraterrestre, um Pé-Grande e teve gente dizendo que poderia ser simplesmente uma pessoa de carne e osso com um saco de papel na cabeça, muito embora isso fosse bem inusitado considerando o horário e o local praticamente inóspito. Confira também essas duas imagens mais de perto, que foram publicadas pelo UDOT:
Primeira imagem publicada pelo Departamento de Transportes de Utah (UDOT) |
Segunda imagem publicada pelo Departamento de Transportes de Utah (UDOT) |
A Câmera Envolvida no Registro da "Imagem Misteriosa" em Soldier Summit
No site oficial eles dizem quem possuem mais de 700 câmeras de monitoramento de tráfego e 1.500 sensores de tráfego nas estradas estão constantemente registrando fotografias, vídeo e dados de tráfego em todas as principais estradas do Departamento de Transportes de Utah. Vale lembrar que esses números podem estar defasados, uma vez que não sabemos a última vez que essas informações foram atualizadas.
Não demorou muito tempo até encontramos a localidade de Soldier Summit no mapa, e percebermos que ela possui apenas duas câmeras do UDOT, uma de cada lado da Rota 6, aparentemente instaladas bem próximas do único posto de gasolina das redondezas (vocês podem conferir ao acessar o site: http://udottraffic.utah.gov). Contudo, a marcação do Google Maps em relação a real localização do posto de gasolina está errada.
Não demorou muito tempo até encontramos a localidade de Soldier Summit no mapa, e percebermos que ela possui apenas duas câmeras do UDOT, uma de cada lado da Rota 6 |
Imagem do Google Street View mostrando as imagens das duas câmeras instaladas na altura de Soldier Summit |
Imagem do Google Street View mostrando a primeira câmera instalada em Soldier Summit (aquela que está mais à direita no mapa) |
Imagem do Google Street View mostrando a segunda câmera instalada em Soldier Summit (aquela que está mais à esquerda no mapa) |
Ao acessá-la podemos perceber que a mesma atualiza a cada 10 minutos, tirando fotos da parte oeste, central e leste daquele trecho Rota 6. As imagens permanecem na tela por esses 10 minutos, e atualizam automaticamente. As demais câmeras, pelo menos daquele trecho em questão, também atualizam nesse mesmo período de tempo.
Curiosamente, essa câmera ficou indisponível boa parte do dia de ontem, voltando apenas durante a madrugada (horário local) |
Imagens extraídas dos trechos oeste e leste da Rota 6 em Soldier Summit |
O problema é que isso causa uma grande implicação em nossa "figura misteriosa", visto que a imagem divulgada pelo Departamento de Transportes de Utah está muito ampliada. Para piorar, aparentemente, ao contrário do que fiz para mostrar para vocês, ou seja, copiando a imagem diretamente do site, alguém teria feito uma captura de tela (o famoso "print"), recortando a imagem de qualquer jeito, e posteriormente a ampliando. Reparem em alguns detalhes que denotam isso:
É bem difícil imaginar que uma pessoa de estatura mediana iria aparecer com aquela altura, e com todo aquele volume corporal, naquela posição da estrada. Imaginando que o "fantasma" de uma pessoa tenha o mesmo tamanho que tinha em vida, também seria bem improvável ser um "fantasma". Talvez isso "explique a razão" pela qual as pessoas passaram a dizer que seria um "Pé-Grande" (devido a altura) ou "extraterrestre" (devido ao que parecem ser olhos ovalados).
Imagem do Google Street View mostrando o local onde a câmera 12300 S SR71 @ 150 E DPR registra a parte central do trecho da Rota 6 em Soldier Summit |
Será que essas mesmas pessoas também seriam capazes de explicar o porquê uma autoridade pública capturaria a tela do site de acesso público, recortaria mal a imagem, e a divulgaria ampliada cerca de 22 dias depois do ocorrido? Será que ninguém enviou essa imagem para eles, acabaram lendo o email apenas semanas depois, e resolveram publicar? Se isso aconteceu, por exemplo, nada impediria uma eventual manipulação, entenderam?
Por outro lado, quem sabe, isso não tenha sido uma espécie de chamariz, ou seja, um tweet proposital para chamar a atenção dos seguidores do Departamento de Trânsito de Utah para mostrar que eles tem 1.150 câmeras espalhadas por todo o estado, e que eles estão vigiando e garantindo a segurança da população? A questão é que enquanto não tivermos mais detalhes sobre o caso por parte deles, é bem difícil cravar o que seria ou o que não seria aquilo. Caso tenhamos maiores informações sobre o caso, manteremos vocês atualizados através dessa mesma postagem, combinado?
Até a próxima, AssombradOs!
Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino
Fontes:
http://fox13now.com/2017/03/01/mystery-image-captured-on-utah-dot-traffic-camera/
http://kutv.com/news/local/udot-captures-ominous-image-on-traffic-camera-in-soldier-summit
http://udottraffic.utah.gov/
http://wmrrm.com/soldiersummit.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Soldier_Summit,_Utah
https://twitter.com/UtahDOT/status/837030286512676864
https://www.youtube.com/watch?v=LW9OePg9Wkc