Por Marco Faustino
Eis que em pleno Carnaval em nosso país surge uma notícia sobre o "Yeti", uma lendária criatura também conhecida como "O Abominável Homem das Neves", que teria sido avistada em uma localidade chamada Formigal (oficialmente chamada de "Aramón Formigal"), na região dos Pirineus Aragoneses, nordeste da Espanha, próximo da cidade de Sallent de Gallego em Tena Alto do Vale, na província de Huesca. O avistamento teria acontecido no dia 29 de janeiro desse ano, uma sexta-feira, por volta do meio-dia supostamente por um esquiador e seus respectivos amigos. A notícia surgiu em um fórum de discussão da Espanha chamado "ForoCoches", que atualmente está entre os 40 sites mais acessados daquele país segundo o Alexa, um site que basicamente fornece informações estatísticas para empresas do mundo todo.
Foram divulgadas pelo menos duas fotos da suposta criatura, bem como um estranho vídeo de apenas 2 segundos, que rapidamente começou a viralizar pelas redes sociais. Em poucos dias o que era um assunto local, passou a ser algo divulgado internacionalmente. Entretanto, não gosto de ser irresponsável ao simplesmente retransmitir um conteúdo sem ter um mínimo de pesquisa. Logo, nessa postagem vocês terão acesso ao que a mídia e os demais sites de notícia não estão comentando ou pelo menos não estão fazendo nenhuma questão de comentar. Vamos saber mais sobre esse assunto?
Antes de começarmos a comentar sobre esse caso, é necessário que você saiba a "história por trás da história", e entenda todo um contexto que estava desde o começo implícito, mas que é muito raro de ver algo assim sendo comentado. Acompanhe tudo o que aconteceu até a data do avistamento do suposto "Yeti" na Espanha.
As Notícias Sobre "Yetis" na Mídia Internacional Desde o Início do ano de 2016
No dia 7 de janeiro desse ano, o tablóide britânico Daily Mail, realizou uma espécie de matéria especial questionando quais mistérios científicos seriam finalmente solucionados ou até mesmo desmistificados nesse ano. O primeiro a ser listado era justamente sobre o "Pé-Grande" (considerado como uma espécie de "parente" do "Yeti").
O texto dizia que havia inúmeros relatos de testemunhas, que ao ao longo do tempo alegavam ter encontrado provas da "ardilosa" criatura, mas que 2016 poderia ser finalmente o ano em que o mistério seria solucionado. Isso porque os avanços tecnológicos, assim como a evolução das câmeras fotográficas, que podiam ser acionadas remotamente devido a feixes de infravermelho, poderiam registrar com mais precisão a criatura ou o animal que passasse na frente delas. Disse ainda que esse tipo de câmera, que pode registrar a movimentação de animais por um longo período de tempo sem a intervenção humana, estava sendo cada vez mais utilizada. Um exemplo disso era o leopardo "Amur", que tinha sido documentado pela primeira vez em 62 anos, na China.
Devido ao avanço tecnológico, principalmente em relação as câmeras fotográficas, foi possível o registro de um leopardo "Amur" na China, pela primeira vez em 62 anos |
No dia 31 de janeiro, o mesmo Daily Mail publicou uma outra notícia sobre uma foto de uma espécie de trilha contendo supostas pegadas de "Yeti", em uma região remota do Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo, que abrange cerca de cinco países: Índia, China (incluindo o o Tibete), Butão, Nepal e Paquistão. É justamente no Himalaia que fica localizada a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.
A foto teria sido tirada por um excursionista chamado "Steve Berry", 66 anos, em Gangkhar Puensum, que é uma das montanhas mais altas supostamente ainda não escaladas no mundo, com uma altitude de 7.570 metros e uma proeminência de 2.995 metros. Entretanto, quem teria avistado essa trilha de "pegadas", teria sido o guia local que estava acompanhando o Steve Berry, e a seguiu por cerca de 180 metros ao longo de um abismo considerado "intransponível". Quando a foto foi tirada? Outubro de 2014. Quando ficamos sabendo dela? Fevereiro de 2016? Estranho, não é mesmo?
Trilha de pegadas supostamente atribuída a um Yeti em Gangkhar Puensum, no Butão |
Quatro dias depois, Steve Berry encontrou uma cabana, que pertencia a um pastor de iaques (uma espécie de animal bovino típico daquela região), para o qual ele contou sua história. Esse mesmo homem lhe contou que há cerca de 11 anos ele também tinha avistado um Yeti, ou um "migo", que seria como os moradores da região chamariam a suposta criatura lendária. Segundo o relato desse homem, ele teria ficado a uma distância de 100 metros da criatura, que olhou diretamente em seus olhos, sendo que o mesmo era coberto por uma pelagem marrom, assim como um gato ou um cachorro, porém com uma estatura humana.
Jon Downes, diretor de uma organização dedicada a criptozoologia, em North Devon, na Inglaterra |
O excursionista, cujas fotografias estarão em um documentário que será exibido no final de 2016 em um canal de TV na Inglaterra, admitiu que o fato da sua empresa chamada "Mountain Kingdoms", especializada em viagens para o Himalaia, faria com que os mais céticos duvidassem de suas fotos.
Jon Downes, diretor do Centro de Zoologia Fortiana, uma organização dedicada a criptozoologia, em North Devon, na Inglaterra, disse a inclinação é tão íngreme que apenas um animal como uma "cabra-da-montanha" teria sido capaz de escalar aquele local.
"Acho que as chances dessas pegadas serem qualquer coisa um pouco mais revelante são insignificantes, sendo que é praticamente certo que não seja de um primata bípede de grande estatura",disse Jon Downes.
"O centro de gravidade de um animal desse tipo implicaria que ele não seria capaz de se aventurar até uma montanha como essa", completou Jon Downes. A notícia milhares de compartilhamentos, mas assim como as demais desse gênero não teve nenhum tipo de desdobramento.
A Notícia Sobre um "Yeti" que Teria Sido Avistado em uma Estação de Esqui, na Espanha, Sendo que o País Possui o Segundo Maior Carnaval do Mundo
Diante desse contexto surgiu novamente uma notícia sobre um "Yeti", na primeira semana de fevereiro, porém temos que dizer que o suposto avistamento dessa criatura foi primeiramente divulgada em um tópico de um fórum de discussão espanhol chamado Forocoches, no dia 29 de janeiro, por um usuário chamado "Kangaroo", que consta como registrado nesse fórum desde o ano de 2006. Entretanto, quando se resolve escrever qualquer notícia, ainda mais desse gênero, é necessário compreender como esse processo de viralização acontece.
Publicação do usuário "Kangaroo" no site "Forocoches.com" no dia 29 de janeiro de 2016 |
Devido à criação de contas falsas por um grande número de usuários, desde setembro de 2009, as pessoas precisam ter um "convite" para participar do fórum (mesmo esquema do antigo "Orkut" para quem ainda se lembra dele). E a razão disso? Bem simples. Em 2009, a revista na Espanha chamada "FHM" teve de nomear uma mulher chamada "Curri Valenzuela" como a jornalista mais sexy, comprometida e "mórbida" da TV espanhola após o Forocoches ter influenciado o sistema de votação da revista até colocá-la em primeiro lugar. Esse episódio ficou conhecido como "Currigate" (em alusão ao escândalo político norte-americano chamado de "Watergate").
O Forocoches também foi responsável por influenciar na escolha do representante da Espanha, no Festival Eurovisão da Canção, em 2010. Em mensagens no próprio fórum havia declarações explícitas da "sabotagem" que eles tinham proporcionado. Aliás, a mídia espanhola tratou o caso na época como a maior "trolagem" já criada, a partir da internet, na Espanha. Entretanto, por conveniência ou não, aparentemente a mídia esqueceu desses "pequenos" detalhes, que outrora foram tão escadalosos.
Como dissemos anteriormente, dessa vez tudo começou quando esse usuário cujo apelidado de "Kangaroo" disse ter registrado em fotos e em um curto vídeo de apenas 2 segundos, uma suposta criatura na estação de esqui de Formigal-Panticosa, na Espanha, nos Pirineus, que por sua vez consiste em uma cordilheira no sudoeste da Europa, cujos montes formam uma fronteira natural entre a França e a Espanha. Os mesmos separam a Península Ibérica da França, e estendem-se por aproximadamente 430 km, desde o golfo da Biscaia, no oceano Atlântico, até ao cabo de Creus (extremo leste da Espanha continental), no mar Mediterrâneo.
Mapa mostrando as localidades de Formigal e Panticosa, na Espanha |
Mapa topográfico mostranho a cadeia montanhosa dos Pirineus |
O primeiro site listado acima é um site de notícias esportivas local (não tem nenhuma relação com criaturas lendárias), e o último é o mais interessante, pois é considerado um portal de marketing, que trata de anúncios e comerciais publicitários. Nenhum deles é realmente um site que possuísse algum editorial respeitável.
Outra questão fundamental é que estamos falando do Forocoches, que possui um história bem peculiar em relação ao que é divulgado pela mídia espanhola. De qualquer forma, não demorou muito tempo até que sites como o "El Mundo", "ABC" e até mesmo tablóides britânicos, assim como o Daily Mail, começassem a repercutir a mesma história. Vejam as fotos que foram divulgadas:
Primeira foto divulgada pelo usuário "Kangaroo" no site "Forocoches" |
Para alimentar ainda mais essa notícia, surgiu uma declaração publicada na página do Facebook da Estação de Esqui de Formigal-Panticosa, que possuía o seguinte texto: "Após a notícia que surgiu no últimos dias em vários veículos de comunicação e redes sociais sobre o avistamento de um suposto "Yeti" nos arredores de nossa estação de esqui, queremos comunicar que entramos em contato com as testemunhas desse avistamento para identificarmos a área onde o mesmo foi avistado, e após fazermos uma varredura na região, não encontramos nada. Entendemos, portanto, que não há motivo para alarme e que a segurança está garantida. Em todo caso, vamos permanecer alertas. Obrigado a todos pelas mensagens. Feliz dia de esqui!!"
Postagem realizada pela Estação de Esqui de Formigal-Panticosa em sua própria página no Facebook |
Fotos do "Floquet de Neu" (1964-2003), um gorila albino, que era uma espécie de celebridade do mundo animal do zoológico de Barcelona, lugar onde viveu até 1966. |
Tudo isso Foi Apenas uma Jogada de Marketing da Estação de Esqui de Formigal-Panticosa?
É muito importante ressaltar que o Carnaval é uma herança das antigas tradições pagãs que celebravam o fim do inverno na Europa e a fertilidade (com a chegada da primavera). Ao mesmo tempo essa celebração funcionava como uma válvula de escape social onde o povo tomava conta das ruas e celebravam a fartura, satirizando o poder e rompiam as limitações impostas a ele. A Espanha, apesar de um país muito cristão, tem uma cultura arraigada na tradição dos carnavais em sua versão mais pagã e, assim como no Brasil, possuem diferentes tipos de carnavais. Cada povoado tem sua festividade, suas diferentes formas de comemorar e brincar antes da Quaresma. Aliás, a Espanha tem o segundo maior carnaval do mundo, só perde para o Brasil.
Foto de jovens celebrando o Carnaval em Bielsa, na região de Aramón, na mesma região onde fica localizada a estação de esqui de Formigal-Panticosa |
Agora veja o panfleto produzido esse ano e divulgado no site oficial da própria estação de esqui:
Panfleto de divulgação do Carnaval na Estação de Esqui de Formigal-Panticosa |
Um desses detalhes mais interessantes é uma trilha de pegadas que aparece em uma das fotos (aparece também parcialmente na primeira, aquela tirada na horizontal), e nitidamente é possível notar que elas partem do local onde a suposta foto foi tirada até chegar na suposta criatura. Vamos destacar esse caminho para que vocês possam observar mais atentamente:
Trilha de "pegadas" do local onde a foto foi tirada, que segue em direção onde o suposto "Yeti" estaria caminhando em segundo plano |
Setas apontando para os detalhes da "pelagem" do suposto "Yeti" onde é possível ver marcações na cintura, uma espécie de capuz na região da cabeça e também o que seria uma bota |
Comparativo realizado por um usuário do ForoCoches mostrando a diferença na região onde teria sido fotografado o suposto Yeti e a respectiva filmagem de apenas dois segundos divulgada no site Vid.me: https://vid.me/zMnS |
Exemplos de fantasias de Yeti, sendo que algumas delas são vendidas na Amazon da Espanha, conforme vocês podem ver neste anúncio: http://www.amazon.es/dp/B00DTR9P2A/ |
É claro que vocês podem ficar a vontade para acreditar que seja mesmo um "verdadeiro" Yeti, mas eu não tenho coragem de chegar aqui e citar essa possibilidade para vocês diante do pesquisei e diante do que acabei de escrever. Agora que você sabem da história completa, podem tirar suas próprias conclusões.
Atualização #1 - 09/02 as 10h35
Conforme dissemos anteriormente, todo esse caso indicava uma mera campanha publicitária. Aparentemente essa vertente foi ainda mais reforçada devido a um vídeo publicado no Youtube e divulgado no Forocoches, mostrando funcionários da estação de esqui Formigal-Panticosa transportando o que seria o "corpo do Yeti" coberto por um pano em um snowmobile. Veja o vídeo:
Uma espécie de maca é erguida por 6 homens que colocam o "corpo" na caçamba de uma caminhonete amarela, que o leva apressadamente embora. Tudo isso é acompanhado por olhares atentos dos demais esquiadores no local. O vídeo foi publicado por um usuário chamado "Pascual Soler", em uma conta recente no Youtube, e não há mais detalhes sobre quando o mesmo foi gravado. Muito provavelmente, excluindo a hipótese do que foi gravado ter sido interpretado totalmente fora do seu contexto original, poderíamos assegurar que é tão somente um campanha de marketing para atrair visitantes para a região.
Até a próxima, e bom Carnaval para vocês, Assombrados!
Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino
Fontes:
https://www.forocoches.com/foro/showthread.php?t=4770458
https://es-es.facebook.com/formigal.panticosa.aramon
http://www.abc.es/conocer/abci-unos-esquiadores-aseguran-haber-visto-yeti-formigal-201602022059_noticia.html
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3385693/From-Bigfoot-finding-life-Mars-Experts-reveal-scientific-mysteries-FINALLY-bottom-2016.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3434773/Is-proof-Spanish-YETI-Shaky-camera-footage-pictures-appear-abominable-snowman-Pyrenees.html
http://www.elmundo.es/f5/2016/02/04/56b1f0e746163f17408b4679.html