No ano 1963 ocorreu um imenso incêndio no poço de gás natural de Urta-Bulak, a 80 km ao sul da província de Bucara, uma região muito povoada do atual Uzbekistão. O incêndio incontrolável foi produto de rachaduras que estavam se formando no terreno a partir do interior.
As chamas alcançaram 120 metros de altura e o volume de gás que escapava diariamente era de 14 milhões de metros cúbicos. O calor era tanto que não se podia estar a menos de 250 metros das labaredas. O desastre começou a causar graves danos no meio ambiente, cobrindo o terreno com grossa fuligem.
O incêndio se prolongou durante 1064 dias, quase três anos. Tentaram apagar utilizando as chamas com água e destruir a cratera com fogo de artilharia, sem conseguir o objetivo.
Depois, em 1966, chegou uma solução inovadora e ao mesmo tempo arriscada: utilizar uma bomba nuclear para cortar a fuga de gás.
Urta-Bulak
Urta-Bulak é o nome código do teste nuclear soviético levado a cabo em 30 de setembro de 1966 no poço de gás de mesmo nome.
O teste era parte do programa de Explosões Nucleares para a Economia Nacional e foi a primeira detonação nuclear produzida com o propósito de extinguir um poço de gás. A potência da bomba era de 30 quilotons.
A potência da bomba era de 30 quilotons. |
O Teste
A explosão moveu a rocha sólida selando o poço de gás. |
Em 30 de setembro de 1966 detonaram o dispositivo, que moveu a rocha sólida selando o poço de gás. O teste foi bem-sucedido.
23 segundos após a explosão, as chamas se extinguiram. Praticamente toda a radiação ficou contida sob a terra.
O evento foi notificado na época como um "movimento sísmico" para mascarar a verdadeira natureza das tecnologias utilizadas.
..
.
Conclusão
A experiência obtida durante a prova foi utilizada em outras 4 detonações nucleares com o propósito de apagar incêndios em poços de gás e/ou petróleo, "Pamuk", "Krater", "Fakel" e "Pirit", das quais "Fakel" e "Pirit" fracassaram.
Dado o sucesso obtido com o teste os russos propuseram a polêmica solução de utilizar uma explosão nuclear para cessar o derramamento de petróleo no Golfo de México.
Tradução/Adaptação: Rusmea & Mateus Fornazari
http://www.energyglobalnews.com/1966-ussr-detonated-first-nuclear-bomb-killing-urta-bulak-burning-well/
http://www.coal-seam-gas.com/accidents/ussr.htm