Por Marco Faustino
Quem não gosta do tema "viagem no tempo"? Com certeza muitas pessoas já pensaram na possibilidade de viajar no futuro, simplesmente para conhecer como estaria nossa civilização com o passar dos anos ou quem sabe tirar uma certa vantagem financeira ao voltar ao nosso tempo, e fazer apostas certeiras em relação ao resultados de eventos esportivos ou lotéricos. Também existem aquelas pessoas, que fariam de tudo para voltar ao passado, e corrigir algum erro que cometeram ou dizer alguma coisa a mais para aqueles que amam e eventualmente foram perdidos ao longo do caminho. Apesar de muitos cientistas teorizarem a possibilidade de viajar no tempo, ao menos em relação ao futuro (viajando mais rápido que a luz, estando na borda de um buraco negro ou então entrando em um "buraco de minhoca"), uma única coisa é certa: nunca houve uma história real sobre qualquer suposto "viajante do tempo". Nunca mesmo. Para vocês terem uma ideia, no ano passado, publiquei o caso envolvendo um suposto viajante chamado "Sergei Paramarenko", quando uma usuária chamada Larissa C., compartilhou em nossa SSA (Sociedade Secreta dos AssombradOs), um vídeo de uma determinada página no Facebook destinada a divulgar casos supostamente ufológicos, e ela questionou se a história seria uma obra de cineastas ou então poderia ser algo verdadeiro. Evidentemente, é muito estimulante e particularmente gratificante quando alguém realmente questiona ou duvida de alegações fantásticas, porque normalmente isso não acontece. Geralmente, vejo muitas pessoas compartilhando de forma deliberada, sem nem ao menos ler ou pesquisar sobre o assunto, simplesmente acreditando, que determinados canais no YouTube ou páginas no Facebook, tenham realmente pesquisado alguma coisa para atestar a veracidade do conteúdo. Casos assim, infelizmente e fatalmente, terminam em desinformação. Infelizmente, para tristeza de muitos, o caso era falso, e mostrei todos os indícios disso na matéria que redigi sobre o mesmo (leia mais: O Caso "Sergei Paramarenko": Será Verdade que um Ucraniano Teria Viajado para o Passado e o Futuro com a Ajuda de um "OVNI"?).
Agora, um determinado site de curiosidades brasileiro, que não irei citar o nome, resolveu publicar uma história sobre um "viajante do tempo", que estaria "dando o que falar" na internet. Segundo esse site, em uma entrevista concedida a um canal do YouTube chamado "ApexTV", o viajante misterioso teria exibido uma foto, em que ele afirmava ter tirado, quando foi parar no ano 6000. Sim, você não está lendo errado, ano 6000. Com o rosto borrado e a voz modificada para que não pudesse ser identificado, ele alegou que era uma das poucas pessoas no mundo, que faziam parte de um projeto secreto de viagem no tempo. Ele disse que sua intenção era alertar a humanidade, e que o tal projeto teria começado na década de 1990. A publicação do site brasileiro já rendeu mais de 7.000 compartilhamentos, e evidentemente despertou a atenção de muitos de vocês que sugeriram para que falássemos a respeito disso. Contudo, o texto publicado pelo site tem uma falha gravíssima: a completa ausência de pesquisa sobre o caso, e de outros vídeos semelhantes publicados pelo canal "ApexTV". Vamos saber mais sobre esse assunto?
Uma Grande Dose Inicial de Realidade Sobre o Canal do YouTube Chamado "ApexTV"
Sinceramente, chega a ser difícil entender a razão pela qualquer pessoa racionalmente compartilharia qualquer vídeo da "ApexTV" através de uma determinada rede social, principalmente o vídeo em questão sobre um suposto "viajante do tempo" (o vídeo que mais vem ganhando destaque em sites popularescos de curiosidade e entretenimento ao redor do mundo). Talvez, o principal motivo disso, é que nenhum artigo ou matéria de poucos parágrafos anteriormente publicados sequer comenta sobre a fonte, ou seja, de onde partiu o vídeo em questão, citando apenas que o mesmo é oriundo de um canal no YouTube chamado "ApexTV" e, no máximo, narrando alguns pontos do vídeo. Chega a ser cruel com o leitor ou espectador, que muitas vezes é induzido a acreditar no que é informado, simplesmente porque quase ninguém tem interesse em mostrar a realidade que, muitas vezes, é sonegada diariamente por esses mesmos sites, principalmente em assuntos completamente virais.
Em sua descrição, o "ApexTV" informa que eles fazem vídeos de "mistério" e relacionados ao mundo paranormal. Além disso, eles seriam mais conhecidos no YouTube devido aos vídeos sobre "viagem no tempo". Embora o canal tenha sido criado em novembro de 2014, possua mais de 590 vídeos, 100 milhões de visualizações e mais 310 mil inscritos, pouquíssimo conteúdo publicado por eles é verdadeiro. Para vocês terem uma ideia, logo no início do canal, eles publicaram um vídeo sobre uma suposta filmagem real do RMS Titanic, em 1912, porém a filmagem era do RMS Olympic, de 1911. Aliás, no início, o canal sequer tinha uma proposta definida. Publicavam uma série de vídeos sabidamente falsos de supostos seres extraterrestres (alegando que todos eram verdadeiros, é claro); tutoriais sobre Minecraft e do sistema operacional Windows; além de supostas filmagens de "dinossauros" e "dragões", sendo que as thumbnails (miniaturas de fotos) dos vídeos sempre eram muito chamativas. Raramente algo de cunho "paranormal", ainda que fosse falso, foi publicado.
Com o tempo eles investiram em algo que se tornou uma marca registrada, principalmente de canais que não se importam em disseminar um conteúdo falso e não pesquisado, no YouTube: o uso excessivo de setas e círculos vermelhos espalhadas em quase todos os vídeos, além de thumbnails completamente fantasiosas, e que sequer faziam parte dos vídeos que apresentavam.
em 20 de abril de 2016, o "ApexTV" publicou um vídeo, onde aparecia um suposto "viajante do tempo" (como sempre o vídeo era de terceiros, ou seja, eles pegaram um vídeo na internet, copiaram e publicaram com o objetivo de ser monetizado).
O vídeo era bem banal, com um filmagem em preto e branco de um jovem rapaz correndo em uma estrada qualquer, de um lugar qualquer, e desaparecendo logo em seguida. Claramente, o vídeo havia sido manipulado digitalmente, sendo que nem é preciso ser um editor de vídeos para perceber isso. Confira o mesmo abaixo:
O "problema"é que o vídeo teve cerca de 120 mil visualizações, um número muito alto em relação ao conteúdo que vinham postando que, na maioria das vezes, sequer passava de 20 mil visualizações. E o que acontece, quando existe muita visualização sobre um determinado assunto? Mais vídeos serão publicados sobre o mesmo.
É a "Sociedade do Espetáculo" em pleno funcionamento, ou seja, dar aquilo que "povo quer ver", não importa o que seja. Esse seria o primeiro vídeo de uma série de vídeos manipulados digitalmente e histórias falsas ou inventadas, que o "ApexTV" divulgaria ao longo do tempo. E o por que fizeram isso? Bem, porque dá dinheiro.
Inicialmente, havia apenas vídeos contendo áudios supostamente enviados por email pelos viajantes do tempo, para a ApexTV, a exemplo dos vídeos "Time Traveler From 2100 (EXCLUSIVE!)" (+380.000 visualizações) e "Time Traveler From The Year 3000" (+480.000 visualizações). Porém, com o tempo, eles passaram a supostamente entrevistar esses tais "viajantes do tempo", sendo que o primeiro vídeo nesse novo formato foi o "Time Traveler Interview from 2028 (EXCLUSIVE!)" (+575.000 visualizações), ou seja, de um suposto viajante do ano de 2028. Confira esse último vídeo abaixo (não irei entrar em muitos detalhes sobre o mesmo, razão pela qual explicarei daqui a pouco):
No vídeo, a "equipe" do "ApexTV" alega que recebeu um email de um "homem" (no sentido explícito de ser um adulto), que alegava ser um viajante no tempo. Então, eles teriam resolvido marcar uma entrevista com o mesmo para conhecer suas alegações. Esse vídeo marca o principal formato adotado pelo canal desde então: vídeos de supostas entrevistas com "homens adultos", que na verdade se parecem mais com adolescentes, quase sempre com o rosto "borrado" para evitar qualquer tipo de identificação, e em um local aberto sem maiores referências, que também impossibilita a localização exata de onde a "entrevista" foi realizada.
Posteriormente, tivemos uma enxurrada de supostos viajantes do tempo: o de 2030, 2100, 2092 (somente áudio, sendo que claramente se trata da voz de uma criança), 2118, 2250, 2055, 2987, 2190, 4126, 3207 e 4932. Em alguns casos, porém raros, podemos ver que se trata de um homem adulto, sendo ainda mais raros os casos onde os mesmos aparecem com o rosto "limpo", por assim dizer. Abaixo estão alguns casos semelhantes e posteriores ao vídeo do suposto "viajante do tempo" de 2028 (também não irei entrar em maiores detalhes):
Em um outro caso, por exemplo, podemos perceber claramente, mesmo que a imagem esteja borrada, que se trata de um adolescente com um bigode falso. Aparentemente, caso não tenham notado, tudo isso é criação da própria "ApexTV":
Foi uma longa jornada até chegarmos no vídeo que muitos de vocês foram apresentados: o "viajante do tempo" do ano 6000, que por sua vez teria apresentado uma foto do futuro. A parte curiosa (se é que posso dizer isso) é que todos divergem consideravelmente sobre o próprio futuro da humanidade, principalmente sobre quando a "viagem no tempo" teria sido possível. Enfim, além de vocês não serem informados sobre essa enxurrada de outros casos, que se tornaram muito lucrativos para a "ApexTV" (considerando a longa duração dos vídeos e o número de visualizações do mesmos), vocês também não foram informados sobre um outro caso, de um outro suposto "viajante do tempo", que acabou sendo publicado poucos dias depois, onde o mesmo alegava ter vindo do ano 10000, e apresentado mais uma foto do futuro.
Sinceramente, não irei perder tempo com os mais de 10 supostos viajantes do tempo anteriores, porque seriam necessárias muitas horas assistindo, transcrevendo o que é mencionado, e apontando as falhas dos mesmos. Não compensa moralmente, fisicamente ou mentalmente falando. Assim sendo, me limitarei a mostrar a realidade sobre os vídeos dos supostos viajantes do tempo do ano 6000 e 10000, que são justamente aqueles que apresentam fotografias, combinado?
A "Entrevista" e a Foto Apresentada Pelo Suposto "Viajante do Tempo" do Ano 6000!
O vídeo com a "entrevista" e a foto do futuro apresentada pelo suposto "viajante do tempo" do ano 6000 foi publicado há cerca de três semanas, mais precisamente no dia 2 de janeiro deste ano, e já recebeu mais de 3 milhões de visualizações (número esse impulsionado por inúmeros sites e canais do YouTube que já comentaram sobre o mesmo). Porém o vídeo possui um número bem maior de "dislikes" do que "likes", e vocês já vão entender o porquê.
Evidentemente, vocês podem conferir esse vídeo, que possui pouco mais de 13 minutos de duração, no próprio canal da "ApexTV", no YouTube, mas irei destrinchá-lo a seguir (lembrando que o texto a seguir possui uma transcrição praticamente completa, e não apenas um mero resumo):
Antes de começar a falar sobre esse vídeo, é interessante ler a descrição do mesmo (devidamente traduzida, é claro): "Este suposto viajante do tempo alega ter trazido uma foto do ano 6000. Recentemente, nos encontramos com esse homem em um local não divulgado, uma vez que ele nos contou sua história. Ele diz que fez parte de um programa secreto, no qual ele viajou através do tempo para um futuro distante. Enquanto esteve no ano 6000, ele tirou a fotografia vista neste vídeo. Este homem é um verdadeiro viajante do tempo?"
Essa é basicamente a premissa adotada pelo "ApexTV", ou seja, dizer que recebeu o contato de supostos viajantes do tempo, geralmente por email e, em seguida, dizer que foram até um determinado local para entrevistá-los. Eles sempre tentam transparecer, que não estão envolvidos naquilo que publicam. Curiosamente, no entanto, eles se colocam na posição de "arautos da viagem no tempo". Agora, se alguém realmente tivesse viajado no tempo, tivesse provas inquestionáveis sobre isso (uma vez que naturalmente haveria inúmeras dúvidas), e tivesse que fazer revelações para a população, escolheria mesmo um canal no YouTube, ainda mais o "ApexTV" para fazer isso? Se quisesse ser mesmo levado a sério, evidentemente que não ou pelo menos escolheria um canal com melhor reputação, mas ainda assim "surpreendentemente" todos os "viajantes do tempo" adoram e assistem o "ApexTV". Estranho, não é mesmo?
Columbia Sportswear", e um gorro preto da empresa "The North Face".
Com a voz distorcida, o suposto "viajante do tempo" alega que tem consciência que muitos espectadores irão achar sua história extremamente difícil de acreditar, e que ele não culpava as pessoas por isso. Aliás, ele mesmo não acreditaria se alguém falasse sobre isso com ele. Porém, ele ressaltou que tudo o que tinha para dizer era a mais absoluta verdade, e que não era sua intenção enganar ninguém, simplesmente queria transmitir uma mensagem sobre o futuro da humanidade. Foi assim que ele continuou seu discurso alegando, que fazia parte de um "programa secreto, que mandava pessoas para o futuro", algo que teria ocorrido na década de 1990. Ele teria sido uma das pessoas selecionadas, e alegou que a tecnologia sobre a viagem do tempo estaria sendo escondida da população neste exato momento.
Assim sendo, ele voltou a repetir que no ano 6000 teríamos tantas tecnologias e avanços na medicina, que faria com que o ano de 2018 parecesse simplesmente primitivo. Por exemplo, a humanidade iria encontrar a cura para inúmeras doenças, assim como o câncer. No ano 6000, a capacidade de nos teleportarmos também já teria sido inventada, e que a viagem no tempo já teria sido aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa que tivesse condições financeiras poderia viajar ao passado para acompanhar determinados eventos históricos, e que essas pessoas permaneceriam invisíveis ao olhos das demais pessoas. Contudo, isso seria feito de uma maneira, na qual as pessoas não pudessem influenciar nos acontecimentos históricos. O suposto "viajante no tempo" também alegou que no ano 6000, a forma de governar teria mudado, ou seja, não seríamos mais governados por pessoas, mas pela inteligência artificial (I.A.), que além de ser mais inteligente, não seria afetada por emoções tipicamente humanas. Além disso, a I.A. seria capaz de prever com 100% de precisão o que aconteceria diante das decisões que tomasse.
Entretanto, quando ele esteve no ano 6000, ele teria sido capaz de tirar uma foto de uma grande cidade. Por outro lado, ele não sabia dizer qual era a cidade em questão e, em seguida, tirou uma fotografia do seu bolso direito. Então, ele mostrou uma fotografia extremamente borrada, supostamente do ano 6000, cuja alegação do "viajante do tempo" era de que "o processo de viagem do tempo acabava distorcendo as imagens, assim como outras coisas".
Ele também disse que existiam muitas previsões negativas sobre a inteligência artificial, mas que no futuro, os seres humanos teriam contido a inteligência artificial ao ponto da mesma não dominar as pessoas. No ano 6000, tanto a I.A, quanto os seres humanos, estariam em uma espécie de processo de fusão, para que pudessem se tornar um só organismo.
No ano 6000, tanto a I.A, quanto os seres humanos, estariam em uma espécie de processo de fusão, para que pudessem se tornar um só organismo. |
Tentando aparentar estar emocionado, ele disse que seu amigo havia sido "deixado no futuro", uma vez que a tentativa de voltar no tempo havia falhado para o mesmo. Por algum motivo inexplicável, ele disse que seu amigo não voltaria mais, e que ele jamais o veria novamente.
O suposto viajante ainda tentou explicar o que teria acontecido com seu amigo, alegando que o mesmo teria transferido sua própria consciência para um servidor de realidade virtual, e que eles não sabiam se isso seria permanente. Basicamente, seu amigo estaria vivendo em uma realidade diferente no ano 6000, mas que ele estaria "morando" em um bom lugar.
Uma das razões é que as pessoas seriam capazes de viver em cidades cada vez menores, em realidades cada vez mais reduzidas. Uma outra é que as pessoas seriam capazes de transferir seus cérebros para servidores, no quais poderiam viver de diferentes maneiras, em diferentes lugares. Aliás, esses servidores seriam do tamanho de um átomo, ou seja, espaço não seria um problema no futuro.
Grande parte da história contado pela suposto "viajante do tempo" lembra e muito de alguns episódios da série "Black Mirror" que, diga-se de passagem, estreou sua quarta temporada na Netflix, alguns dias antes do vídeo ser publicado pela ApexTV. Aliás, a história sobre seres humanos transferindo suas consciências para máquinas é essencialmente o enredo do episódio "San Junipero", o quarto da terceira temporada da série.
Aliás, a história sobre seres humanos transferindo suas consciências para máquinas é essencialmente o enredo do episódio "San Junipero", o quarto da terceira temporada da série. |
A primeira é que claramente não estamos diante de um homem adulto, mas de um adolescente, em algum ponto do Hemisfério Norte (nos Estados Unidos ou no Canadá), que provavelmente sequer nasceu na década de 1990. Caso contrário, para dizer que estamos de um "homem adulto", precisaríamos acreditar que essa pessoa teria no mínimo 28 anos, e foi selecionada assim que nasceu para fazer parte do programa secreto criado em 1990. Simplesmente, isso não se encaixa diante do que estamos vendo. Temos apenas um adolescente com o rosto embaçado e a voz distorcida para dar essa impressão.
A segunda é que não existe nenhuma equipe da "ApexTV" no local onde o vídeo foi gravado. Caso vocês não tenham percebido, o adolescente simplesmente cumprimenta o "vento" logo no início do vídeo... |
...e no final do mesmo. Como sabemos disso? Bem, só aparece a sombra dele no vídeo. |
Isso sem mencionar, é claro, que a foto mostrada é totalmente borrada, sem qualquer definição, e foi o principal alvo das críticas daqueles que assistiram ao vídeo. Contudo, uma vez que comentei sobre a "evolução" do canal "ApexTV", qual seria o próximo passo deles para tentar reparar as críticas recebidas? A resposta para essa pergunta é bem simples: apresentar um novo viajante do tempo com uma foto mais nítida dessa vez. E foi justamente nesse ponto, que toda a farsa promovida pelo "ApexTV" simplesmente desmoronou.
Um Novo Vídeo Sobre o "Viajante do Tempo" do Ano 10000 e Uma Nova "Foto do Futuro"! A Realidade por Trás da Farsa Promovida pelo Canal "ApexTV"
Seja para tentar reparar o fiasco gerado pelo vídeo anterior ou para aproveitar a repercussão gerada pelo mesmo, o canal "ApexTV" publicou um novo vídeo de um suposto viajante do tempo, dessa vez do ano 10000, apresentando uma nova "foto do futuro", porém muito menos borrada que a primeira, no dia 16 de janeiro deste ano. Confira o vídeo em questão no próprio canal da "ApexTV", no YouTube (irei fazer uma transcrição praticamente completa sobre o vídeo, a seguir):
O canal "ApexTV" alegou, que uma equipe viajou dos Estados Unidos até a Grécia, para entrevistar um novo e suposto "viajante do tempo". Inicialmente, o mesmo alegou que as pessoas já tinham escutado muitas histórias sobre máquinas e a viagem no tempo, mas que a dele era diferente. Se identificando apenas como "Mark", sua história teria começado em 2008, quando ele teria viajado aos Estados Unidos para dar prosseguimento aos seus estudos, uma vez que ele seria um físico. A razão pela qual ele teria feito essa viagem? Ele não teria encontrado nenhum amigo interessado na criação de máquinas do tempo.
Assim sendo, ele teria conhecido um professor, cujo nome ele teria que manter em sigilo, mas que seria um dos melhores físicos daquela época. Ambos teriam passado a se encontrar após as aulas, na casa do tal professor, para discutir as teorias de "Mark". Por exemplo, eles teriam se encontrado para discutir sobre como mover todo o nosso Sistema Solar para outra galáxia no Universo.
"Mark" disse que seu professor alegou, que a cadeira era, na verdade, uma máquina destinada a viagem no tempo, e que a mesma fornecia um retorno seguro ao nosso ano. "Mark" disse que vinha discutindo inúmeras coisas nesse sentido com seu professor, mas que jamais imaginava que a viagem seria realmente possível. Foi assim que o professor teria colocado a mão no ombro de "Mark", e teria lhe feito uma proposta: viajar até o ano 10000. "Mark" disse que ficou com medo, saiu correndo, e foi direto para o seu apartamento, o trancando de todas as formas possíveis. No entanto, noite após noite, ele continuou pensando na máquina do tempo, e nas inúmeras implicações, que a viagem teria em seu corpo e na sua mente.
"Mark" disse que teve muitas dúvidas, e que talvez seu professor estivesse tão somente maluco. Teria sido nesse momento, que seu professor teria lhe mostrado fotos do futuro, e atrás de cada uma delas havia algumas anotações referentes aos anos, que o professor teria estado no futuro: 4000, 5000 etc. Porém, segundo "Mark", a qualidade era péssima. Ao ser questionado sobre isso, o professor teria dito-lhe que a atmosfera e os campos magnéticos eram diferentes. Nesse ponto, "Mark" teria se lembrado das aulas de Física, enquanto ainda morava na Grécia, que diziam que "os campos energéticos mudavam a cada mil anos".
Seu professor também teria registrado um vídeo do futuro, a partir de uma câmera bem pequena, porém eles teriam sido capazes de recuperar apenas dois frames do mesmo. Em um dos frames teria sido possível ver prédios destruídos, além de ruas e carros. As árvores apareciam queimadas e cobertas por uma grossa camada de fumaça. Para completar também haveria corpos de pessoas e seres extraterrestres espalhados pelo ambiente. O professor teria alegado a ocorrência de uma guerra entre a humanidade e a inteligência artificial, ou seja, que as pessoas e os robôs teriam começado a se destruir mutuamente.
O professor teria alegado a ocorrência de uma guerra entre a humanidade e a inteligência artificial, ou seja, que as pessoas e os robôs teriam começado a se destruir mutuamente. |
Assim que o professor ativou a "máquina do tempo", "Mark" disse que sentiu seu corpo queimando por dentro, e rapidamente teria perdido a consciência. Contudo, pouco tempo depois, ele teve a sensação de estar no "paraíso" e, ao abrir os olhos, teria notado que estava em um local desconhecido, que nunca havia estado antes. Tão logo ele levantou a cabeça, "Mark" teria visto muitos arranha-céus, e todo o solo estava coberto de grama. Não havia carros ou ruas. Tudo estava completamente vazio. Em seguida, no entanto, ele percebeu que todo o tráfego estava nos céus. Era como se estivesse sonhando.
"Mark" disse que sabia que tinha uma limitação de tempo, ou seja, que deveria permanecer apenas uma hora no futuro. Assim sendo, ele disse que decidiu ir até um local bem alto para apreciar a vista da cidade. Para sua sorte, ele tinha uma câmera para registrar tal visão. Foi nesse momento, que "Mark" tirou uma foto do bolso, e resolveu mostrá-la diante das câmeras, em um gesto muito semelhante ao vídeo anterior.
Se encaminhando para o final, "Mark" disse que teria visto pessoas voando sem quaisquer equipamentos no ano 10000, algo que ele não sabia como explicar, mas que, provavelmente, seria o efeito proporcionado por roupas nanotecnológicas. Ele também teria visto hologramas e robôs dirigindo veículos. Faltando 10 minutos para retornar a 2008, "Mark" teria embarcado em um "táxi voador", e alegado ser um turista, porque queria ver a cidade de cima. O "taxista", aparentemente humano e festivo ao receber um turista, teria dito que o nome da cidade era "Hoverjer", a primeira criada após a "Grande Guerra", por uma raça chamada "Norzbit".
Ao chegar em casa, "Mark" teria ido dormir, ignorando a tal "carta", porque estava muito cansado, e acordado somente às 6h do dia seguinte. Ele vestiu seu melhor terno, o único que tinha, diga-se de passagem e foi direto até a casa do seu professor. Ele bateu na porta, mas ninguém atendeu. Ele decidiu esperar por cinco minutos, até que resolveu arrombar a porta, porém não havia ninguém em casa, e não havia mais nada no porão. Então, ele se lembrou da carta, resolveu abrir a mesma, e encontrou a foto que havia tirado, sendo que havia uma mensagem no verso: "Esta foto deve ficar com você, uma vez que ela não me pertence. Com amor, de um cientista louco pela Física para seu jovem colega". Ao final, o suposto viajante do tempo alegou que nunca mais ouviu falar do professor, e muito menos da máquina do tempo. História estranha, não é mesmo?
Por outro lado, o suposto "viajante do tempo" nos brindou com uma foto, que ele teria tirado do futuro. Na verdade, o vídeo "tenta" corrigir dois problemas bem graves em relação ao vídeo do passado: a não revelação do local (sequer o país) onde estaria o tal "viajante do tempo", e a foto completamente borrada. Desta vez, temos uma foto com uma resolução um pouco melhor, ou melhor, apresentando de forma um pouco melhor os detalhes da paisagem. Apesar da foto aparentar ser artificial, ou seja, que foi manipulada digitalmente, foi justamente esse "um pouco melhor", que sepultou toda essa farsa.
Na verdade, boa parte da foto nada mais é do que um projeto artístico e arquitetônico futurista de uma empresa francesa chamada "Vincent Callebaut Architectures", que foi publicado no site ArchDaily, em 2015. Levando em consideração as questões habitacionais e a densidade demográfica de Paris, o arquiteto Vicent Callebaut desenvolveu uma proposta para diversos prédios com "produção de energia positiva" (BEPOS, sigla em francês). Compreendido por oito estruturas multiusos, em diversos locais de Paris, o projeto procurava resolver os principais problemas de sustentabilidade, que afetam cada distrito, ao mesmo tempo em que fornecesse funções importantes para a cidade. Comissionado após o "Acordo de Paris", o projeto chamado de "Smart City" visava reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa até 2050. Diga-se de passagem, o arquiteto Vicent Callebaut também já apresentou diversos cenários para muitas outras cidades, assim como o Cairo e Bruxelas
Na verdade, boa parte da foto nada mais é do que um projeto artístico e arquitetônico futurista de uma empresa francesa chamada "Vincent Callebaut Architectures", que foi publicado no site ArchDaily, em 2015. |
Para que não reste nenhuma dúvida, confira primeiramente a foto mostrada por "Mark" |
Em seguida, confira a imagem que consta no site "ArchDaily", e que foi publicada no dia 8 de janeiro de 2015 |
A foto fornecida por suposto "viajante do tempo"é uma farsa |
Outro ponto importante a ser destacado, é que muitas pessoas culpariam tão somente o "viajante do tempo" pela farsa. No entanto, pare e pense, você realmente viajaria dos Estados Unidos até a Grécia para entrevistar uma pessoa, cuja foto seria facilmente desbancada pelo serviço de busca de imagens do Google? Certamente que não. Portanto, muito provavelmente, o vídeo sequer foi gravado na Grécia, e muito provavelmente o canal "ApexTV" foi conivente e cúmplice ao propagar mais essa fraude sobre viagem no tempo. Denotando, portanto, uma atitude de extrema má-fé ao enganar deliberadamente seus inscritos. A farsa em seu pior estado, e da pior espécie possível.
A Farsa Promovida pelo Canal "ApexTV" Continua a Pleno Vapor
Alguém se lembra de um suposto viajante do tempo chamado "Noah", cuja "história" foi propagada em diversos sites internacionais de notícias no ano passado? O caso surgiu em novembro, quando um "homem" teria gravado um vídeo para revelar o que aconteceu com a raça humana em um futuro não muito distante. Curiosamente, no entanto, esse mesmo vídeo, ao invés de ser primeiramente divulgado pela imprensa internacional, teria sido enviado a um pequeno canal no YouTube, chamado "Paranormal Elite" que, na época, possuía pouco mais de 40 vídeos publicados e pouco mais de 6 mil inscritos (atualmente possui cerca de 12 mil inscritos).
Logo no início era mencionado, que na tarde do dia 16 de novembro, o referido canal teria recebido um vídeo de um morador da América do Sul, que teria trabalhado em um determinado projeto do governo norte-americano. Com medo de ser assassinado, ele pediu para ser chamado apenas de "Noah". O homem disse sofrer de depressão e anorexia, alegando ser resultado de suas viagens no tempo. Ele teria cerca de 50 anos, mas medicamentos secretos o teriam rejuvenescido, fazendo com que aparentasse ter apenas 25 anos. Assim sendo, ele teria gravado o vídeo, lendo um texto que ele teria previamente escrito, uma vez que seu inglês não era muito bom. Aparecendo com um rosto totalmente pixelado, "Noah" disse que sua intenção não era enganar ninguém, e que seu único objetivo era provar que a viagem no tempo seria possível em poucos anos, e que ele mesmo era um viajante do tempo. Aliás, ele teria voltado no tempo, em 13 de novembro do ano passado, vindo do ano de 2021. Curiosamente, "Noah" alegou que a viagem no tempo teria sido criada em 2003, mas que era utilizada apenas por organizações secretas. A revelação ao público, no entanto, teria acontecido apenas em 2028. Confira o vídeo abaixo:
"Noah" aparentou estar ansioso e bem confuso, mas ainda assim ele fez algumas alegações do que irá acontecer em 2021: os carros elétricos assim como os autoguiados vão sofrer grandes avanços que irão possibilitar, com uma única carga, percorrer cerca de 1.000 km; os mercados de energia sustentável e de inteligência artificial estarão em alta, ou seja, que esse seria o momento certo para investir nessas áreas; um equipamento semelhante ao "Google Glass" será muito popular em todo o planeta, e conterá uma câmera de alta definição além de estar equipado com um dispositivo de realidade aumentada; e, além disso, o presidente Donald Trump será reeleito em 2020. O canal "Paranormal Elite" também alegou que deu US$ 700 para ajudar Noah, uma vez que ele estaria preso em 2017, e não conseguia voltar para 2021.
Naquela época, era totalmente improvável que história fosse verdadeira por inúmeras razões. Isso porque, além do canal "Paranormal Elite" estar repleto de vídeos sabidamente falsos (inclusive já desmentidos por mim, assim como o caso do "Slenderman" cor de rosa do México), ele utilizava a mesma alegação na maioria dos vídeos recentes: alguém mandou anonimamente um vídeo, onde supostamente acontece algo paranormal ou sobrenatural. Para vocês terem uma ideia, o canal já tinha publicado um vídeo, onde aparecia apenas uma foto claramente manipulada de um Tiranossauro em um túnel! Portanto, o caso era claramente falso.
Para piorar a situação desse caso, houve um comentário no YouTube, do responsável pelo canal "Paranormal Elite", muito suspeito. Reparem no que foi escrito diante de um inglês bem precário, porém devidamente traduzido: "Estamos muito decepcionados com o YouTube neste momento. Nossa equipe não consegue ganhar dinheiro, sendo que esse vídeo tem US$ 600 de anúncios publicitários (suficiente para comprar um video-game), está totalmente monetizado, mas recebemos apenas US$ 9 (suficiente apenas para comprar alguns itens baratos). Estamos tentando enviar um email para o YouTube em relação aos nossos US$ 591 restantes, mas não recebemos nenhuma resposta: Aqueles que não acreditam nesse vídeo, tenham em mente, que não temos relação algum com o Noah. O ódio é bem desnecessário."
Comentário publicado pelo responsável do canal "Paranormal Elite" |
Agora, sabem qual é a coincidência de tudo isso? O "Paranormal Elite"é uma espécie de canal secundário da "ApexTV"! Sim, exatamente isso que vocês leram. |
Enfim, espero que tenham gostado de mais essa matéria, e que todos os elementos contidos na mesma sirvam de alerta para o tipo de conteúdo, que cada um de vocês consomem diariamente, principalmente através do YouTube e de inúmeras redes sociais. Uma visualização e um comentário podem parecer inofensivos, porém, em massa, servem de estímulo para que cada vez mais, pseudo-criadores de conteúdo fomentem um espetáculo torpe, um verdadeiro circo, cujo único palhaço, infelizmente, é o espectador.
Até a próxima, AssombradOs.
Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino
Fontes:
http://www.ladbible.com/news/viral-time-traveller-claims-to-have-brought-us-a-photo-from-the-year-6000-20180118
https://www.mirror.co.uk/news/weird-news/time-traveller-claims-been-year-11888230
https://www.unilad.co.uk/life/time-traveller-from-2028-has-frightening-warning-about-the-future/
https://www.youtube.com/channel/UClWKE7DOpiTYFhtsw1qbv-A
https://www.youtube.com/user/myApexTV