Quantcast
Channel: Assombrado
Viewing all articles
Browse latest Browse all 851

Policiais são Atacados por uma Suposta "Entidade Paranormal" ao Atenderem uma Ocorrência no Município de Puerto Montt, no Chile!

$
0
0


Por Marco Faustino

Provavelmente, a famosa "atividade poltergeist" deve ser um dos eventos mais propagados do chamado mundo "paranormal". Para quem não conhece, saiba que os eventos "poltergeist" (do alemão "poltern", que significa fazer barulho, e "geist", que significa espírito) começaram a ser assim chamados sistematicamente por Martinho Lutero (1483-1546) durante a Reforma Protestante para designar determinados eventos que, segundo se acreditava religiosa e popularmente, seriam provocados por espíritos desencarnados ou até mesmo por demônios. Esses eventos consistiriam em ocorrências físicas extra-motoras, ou seja, sem que à primeira vista fosse identificada alguma causa natural ou conhecida para que esses eventos acontecessem, tais como: a movimentação e/ou ruptura "espontânea" de objetos, chuva de pedras ou tijolos sobre uma casa ou em um determinado ambiente fechado, o aparecimento espontâneo de água ou fogo, o aparecimento de fezes em alimentos, correntes de ar, e o acender e apagar de luzes, tudo isso de forma misteriosa aos olhos das pessoas que observam essas ocorrências. Para vocês terem uma ideia até o século XVIII, acreditava-se que os chamados eventos "poltergeist" fossem provocados por entes espirituais, fadas, bruxas e até mesmo pelo diabo. No entanto, devido à forte influência da Igreja Católica, a grande preocupação social no Ocidente quase sempre foi o combate à bruxaria, à possessão diabólica e ao envolvimento com espíritos. Dessa forma, pouca importância se dava às ocorrências físicas propriamente ditas, enfatizando-se primordialmente a discussão de questões religiosas.

É interessante ressaltar também, que há uma "crença" difundida de que, em geral, os "agentes poltergeist" são do sexo feminino, mas isso não é necessariamente uma verdade absoluta. William G. Roll, um prominente psicólogo e parapsicológo norte-americano responsável por mais de 100 "artigos científicos", e que cunhou o termo "RSPK" (sigla para "Psicocinese Espontânea Recorrente", em português) na década de 50, verificou através de um levantamento de dados publicado em 1977, que a porcentagem de supostos agentes do sexo masculino e do sexo feminino era equilibrada, apresentando uma leve tendência, sem importância estatística, para a incidência de agentes do sexo feminino (muito embora há quem diga que os casos sempre estão relacionados a adolescentes do sexo feminino). É importante notar que o termo "RSPK" nunca foi aceito pela ciência, embora William Roll fosse respeitado por muitos céticos.

Nesse sentido já publicamos diversos casos sobre esse "atividade poltergeist", sendo que um dos mais recentes envolveu um caso sobre pedras e pedaços de telhas, que tinham começado a cair de forma misteriosa, até mesmo em plena luz do dia, sobre casas na cidade da cidade de Lago da Pedra, no Maranhão (leia mais: Fenômeno "Poltergeist" no Maranhão? Misteriosas Pedras e Pedaços de Telhas Caem Sobre Casas na Cidade de Lago da Pedra). Na época fomos atrás daquela história, e descobrimos uma explicação bem mais mundana sobre o evento. Na verdade, não acredito que os casos que surgem ao redor do mundo não tenham uma explicação plausível, visto que é muito conveniente citar o envolvimento de algo sobrenatural, diante da "má-vontade" que muitas autoridades públicas possuem quando requisitadas pela população. Particularmente, acredito que tudo depende da seriedade com que os casos são investigados. É justamente por isso prezo que tanto em realizar uma pesquisa robusta e ampla para que vocês, nossos leitores, saiam sempre muito bem informados independentemente de qual seja o assunto em questão. Recentemente, no entanto, surgiu um caso muito interessante, onde policiais alegaram que foram atacados por uma "entidade paranormal" ao atender uma ocorrência em uma casa de uma localidade chamada Alerce, do município de Puerto Montt, no Chile, onde a família alegava que estava sendo pertubada há cerca de 2 a 3 semanas por algo que eles não sabiam explicar o que era. Os moradores disseram que objetos flutuavam no ar, e pegavam fogo misteriosamente. Os policiais saíram apavorados da casa, sendo que um deles disse que "pediu ao 'diabo' para que o mesmo se retirasse da residência". Muito estranho, não é mesmo? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Conheça um Pouco Sobre o Município de Puerto Montt, no Chile!


Como sempre costumo fazer, vamos primeiramente conhecer um pouco sobre a cidade referente a esse caso, afinal sempre é bom saber mais um pouco sobre os locais que citamos, não é mesmo? Bem, Puerto Montt é uma cidade da região Sul do Chile, sendo a capital da Província de Llanquihue e da região de Los Lagos. Segundo o último censo realizado em 2012, a cidade contava com cerca de 238.455 habitantes. Curiosamente, esse número representa por volta de 27% de toda a população da região de Los Lagos. Devido à sua localização estratégica, a cidade é a principal ligação para o arquipélago de Chiloé, e serve como "porta de entrada" para a Patagônia chilena (regiões de Aysén e Magallanes). Tudo isso graças ao seu aeroporto internacional e da Base da Força Aérea Chilena de "El Tepual", que é considerada a segunda mais importante do país, e do seu porto.

Imagem do Google Maps mostrando a distância entre Puerto Montt e a cidade de Santiago, a capital do Chile. Apesar de Puerto Montt ficar localizada a mais de 1.000 km ao sul de Santigo (cerca de 11h de carro) essa distância pode ser encurtado caso o turista resolva ir de avião até a cidade, algo que pode ser percorrido em apenas duas horas, aproximadamente, é claro.
Puerto Montt é uma cidade do sul do Chile, sendo a capital da Província de Llanquihue e da região de Los Lagos. Segundo o último censo realizado em 2012, a cidade contava com cerca de 238.455 habitantes, algo que gira em torno de 27% de toda a população da região de Los Lagos
A cidade foi fundada em 12 de fevereiro de 1853 por um homem chamado Vicente Pérez Rosales, acompanhado do comandante Jose Ramirez, governador de Chiloé, o capitão de fragata Buenaventura Martinez, o pároco Miguel Sevilha e de um alemão chamado Santiago Foltz Weisbeck. A localização original da cidade estava junto à enseada de Reloncaví, em um lugar chamado "Melipulli", que no idioma mapuche significa "Quatro Colinas"). Aliás, seu nome atual "Puerto Montt"é atribuído ao presidente do Chile daquela época, que se chamava Manuel Montt Torres. Evidentemente, não iremos entrar em detalhes históricos, uma vez que a postagem ficaria imensa e perderia totalmente o seu foco.

Plano Piloto da cidade de Puerto Montt datado de 1859
Aparentemente, o principal "ponto turístico" da cidade é  pequena baía de Angelmó, e o mercado de frutos do mar que leva o mesmo nome, visto que é conhecido pela variedades de pratos que são servidos e pela venda de artesanato local. As imagens da cidade são bem bonitas, porém ao procurar por mais detalhes sobre a mesma, percebi que a realidade pode não ser tão bela assim.

Aparentemente, o principal "ponto turístico" da cidade é  pequena baía de Angelmó, e o mercado de frutos do mar que leva o mesmo nome, visto que é conhecido pela variedades de pratos que são servidos e pela venda de artesanato local
As imagens da cidade são bem bonitas, porém ao procurar por mais detalhes sobre a mesma,
percebi que a realidade pode não ser tão bela assim
Ao acessar um blog brasileiro chamado "I Love Trip" (um blog muito simpático diga-se de passagem, vale a pena conferí-lo), que foi fundado por uma mulher chamada Carla Camila e seu marido Erval Oliveira - ambos vêm viajando juntos há 12 anos, e por mais de 38 países - percebi que "Puerto Montt" pode não ser tão agradável assim para os turistas, que pretendam visitá-la algum dia.

Segundo o relato desse casal, o mercado de Angelmó nada mais é do que alguns "puxadinhos" - alguns sobre a água - transformados em restaurantes apelidados de palafitos, um galpão cheio de barraquinhas que vendem peixes e frutos do mar, e mais lojinhas com bugigangas iguais as outras. Aliás, ainda de acordo com eles, é um lugar bem simples, com limpeza duvidosa, à beira de um lago poluído e com cheiro muitas vezes desagradável.

Segundo o relato desse casal, o mercado de Angelmó nada mais é do que alguns "puxadinhos" - alguns sobre a água - transformados em restaurantes apelidados de palafitos, um galpão cheio de barraquinhas que vendem peixes e frutos do mar, e mais lojinhas com bugigangas iguais as outras
Foto de uma lojinha destinada à venda de artesanato local, no mecardo de Angelmó, na cidade de Puerto Montt
Além disso, na época que eles visitaram o mercado de Angelmó, eles ficaram surpreendidos ao ver uma concentração de pessoas onde ficavam os barcos parados. A surpresa foi saber que as pessoas estavam no local para ver dois leões marinhos enormes e famintos. De acordo com o casal, não foi nada agradável ver aqueles animais nadando em uma água suja, e comendo restos de alimentos jogados pelos turistas.

Na época que eles visitaram o mercado de Angelmó, eles ficaram surpreendidos ao ver uma concentração de pessoas onde ficavam os barcos parados. A surpresa foi saber que as pessoas estavam no local para ver dois leões marinhos enormes e famintos
De acordo com o casal, não foi nada agradável ver aqueles animais nadando em uma água suja,
e comendo restos de alimentos jogados pelos turistas
Tenso, não é mesmo? Ao acessar mais sites que falavam sobre a cidade, percebi que ela é realmente bem pacata, apesar da habitual violência que ronda cidades de médio porte, mas tudo isso mudaria na noite do último domingo (26), quando algo muito estranho aconteceria!

A Suposta Atividade Paranormal que Ocorreu na Frente de Policiais em uma Casa de Puerto Montt, no Chile


Na noite do último domingo (26), as redes sociais chilenas foram inundadas por vídeos de uma situação muito estranha, que estava ocorrendo naquela mesma noite em uma casa localizada na rua Esperança nº 3322, no setor Sul de uma localidade chamada Alerce, uma espécie de distrito no município de Puerto Montt. Essa é uma casa de esquina, bem humilde, na interseção das ruas "Fé e Esperança" em um bairro de mesmo nome, ou seja, também chamado "Fé e Esperança". Vale ressaltar nesse ponto, que o distrito de Alerce possui entre 50 e 55 mil habitantes, onde habitam famílias predominantemente mais humildes, porém o distriro pertence ao município (denominado de comuna, no Chile) de Puerto Montt.

Imagem do Google Maps mostrando o distrito de Alerce, que por sua vez possui entre 50 e 55 mil habitantes, porém pertence ao município (denominado de comuna, no Chile) de Puerto Montt
Visão aérea mostrando uma parte da localidade de Alerce, do município de Puerto Montt, no Chile
De acordo com o portal de notícias Soy Chile, carabineiros (basicamente policiais militares do Chile) teriam sido deslocados até essa casa para atender uma ocorrência que, a princípio, se tratava de um incêndio. Porém, segundo o que foi informado pelos próprios policiais, pode-se notar uma espécie de autocombustão no interior do imóvel. Vizinhos também asseguravam ter visto objetos voando pela casa, e acreditavam que tudo se tratava de um fenômeno paranormal.

Na noite do último domingo (26), as redes sociais chilenas foram inundadas por vídeos de uma situação muito estranha que estava ocorrendo naquela mesma noite em uma casa localizada na rua Esperança nº 3322 (na foto), em uma localidade chamada Alerce, no município de Puerto Montt
De acordo com o portal de notícias Soy Chile, carabineiros (basicamente policiais militares do Chile) teriam sido deslocados até essa casa para atender uma ocorrência que, a princípio, se tratava de um incêndio
Nesse ponto é importante destacar que os carabineiros são uma polícia criada em abril de 1927, quando o então vice-presidente da república, o Coronel do Exército, Carlos Ibáñez do Campo, resolveu unir as polícias municipais que existiam naquela época em um só corpo de polícia, subordinada ao Ministério do Interior. Desde então, os carabineros continuaram com seu caráter nacional, porém subordinados ao Ministério da Defesa, e não mais ao Ministério do Interior.

Os carabineiros do Chile são uma polícia nacional, militar e de ciclo completo, ou seja, a mesma corporação prende e investiga. Para facilitar a compreensão de vocês irei utilizar apenas os termos "polícia" ou "polícia militar" para me referir aos carabineiros, combinado?
As missões dos carabineiros vão desde a Defesa Civil (assim como o Corpo de Bombeiros no Brasil) até a emissão de identidade civil, perícia criminal, investigação e, é claro, policiamento ostensivo (montado, de trânsito etc). Para isso, três seções foram criadas: a Seção de Ordem, responsável pelo policiamento ostensivo, prevenção e repressão de crimes; a Seção de Segurança, responsável pela investigação dos crimes (similar ao que as polícias civis e técnicas fazem no Brasil); e a Seção de Identificação, responsável pela área de identificação civil. Resumindo? Os carabineiros do Chile são uma polícia nacional, militar e de ciclo completo, ou seja, a mesma corporação prende e investiga. Para facilitar a compreensão de vocês irei utilizar apenas os termos "polícia" ou "polícia militar" para me referir aos carabineiros, combinado?

Voltando ao assunto principal de nossa postagem, policiais da 6ª Delegacia de Polícia de Alerce foram chamados as 19h40, do último domingo (26), até essa residência para atender uma ocorrência relacionada a um incêndio. Porém, eles se depararam com objetos que voavam pela casa, sendo que um deles teria sido arremessado de forma intencional contra um dos policiais.

Foto do prédio da 6ª Delegacia de Polícia de Alerce, em Puerto Montt, no Chile
"Ao chegar no local havia diversos vidros quebrados, colchões do lado de fora, e a família começou a nos dizer que tinha uma atividade paranormal acontecendo no interior da casa. Isso era incomum para nós. Uma vez estando dentro da casa, para o nosso espanto, enquanto estava conversando com um dos proprietários, caiu uma espátula do sótão. Foi quando invoquei o diabo, dizendo-lhe para deixar a casa", disse o Segundo-cabo Boris Olavarría, um dos policiais que atenderam a ocorrência.

Os policiais militares se depararam com objetos que voavam pela casa,
sendo que um deles teria sido arremessado de forma intencional contra um dos policiais
"Estava saindo pela porta da frente da residência, quando senti uma faca de uns 15 centímetros, que passou raspando na altura do meu peito, porém como estava como colete à prova de balas não tive nenhum ferimento (...) não havia mais ninguém no interior da casa, quando vimos que o lençol da cama estava pegando fogo sozinho, sem explicação", completou. Confira seu depoimento, que foi publicado em um canal de terceiros, no YouTube, logo abaixo (obviamente, em espanhol):



Confira também esse outro vídeo onde o Segundo-cabo Boris Olavarría, um dos policiais que atenderam a ocorrência, voltou a dizer que "invocou o diabo" para que se retirasse da residência:



No interior da residência, os policiais encontraram colchões queimados, pratos e copos quebrados, entre outros diversos objetos caídos no chão, como se os mesmos tivessem "se quebrado por conta própria", tais como lâmpadas que caíram do teto.

Em um dos vídeos divulgados por uma página do Facebook chamada "Puerto Montt Informa" (atualmente fora do ar) também seria possível ver uma espécie de vulto, que passa muito rapidamente por uma janela. Confira esse trecho de vídeo em questão, que foi publicado em um canal de terceiros, no YouTube (esse vulto aparece entre 7 e 9 segundos, em uma janela iluminada ao fundo, sendo que há uma espécie de "câmera lenta" para destacá-lo):



Entretanto, conforme você poderão ver nos próximos vídeos, havia muita gente no interior da residência, principalmente um grupo de pastores evangélicos, que apareceu no local e começou a realizar uma espécie de ritual para expulsar as supostas entidades malignas. Resumindo? Esse vídeo não retrata necessariamente uma suposta "entidade" ou "espírito andando por essa casa". Muito provavelmente é apenas uma pessoa de carne e osso que estava dentro da casa, e passou contra a luz.

"Está acontecendo uma situação que é de caráter totalmente paranormal. Uma família se encontra assustada dentro de sua própria casa devido a situações muito estranhas que vêm ocorrendo há dias, e que hoje atingiram o seu ápice. Assim sendo, respondemos ao chamado, enquanto autoridade municipal, para podermos prestar ajuda à família", disse Arturo Sánchez, diretor do DIDECO (sigla em espanhol para "Dirección de Desarrollo Comunitario" ou "Direção de Desenvolvimento Comunitário", em português), em entrevista para a rádio Bio-Bio, uma emissora de rádio chilena, que possui uma ampla cobertura, cobrindo praticamente todo o país.

Arturo Sánchez, diretor do DIDECO (sigla em espanhol para "Dirección de Desarrollo Comunitario" ou "Direção de Desenvolvimento Comunitário", em português)
Arturo Sánchez disse que presenciou uma escova de dentes caindo no chão sem que houvesse qualquer explicação lógica para isso. Além disso, padres católicos e pastores evangélicos também se deslocaram até o local, onde uma multidão de pessoas permaneceram durante horas do lado de fora, na expectativa de observar algum fenômeno paranormal ou entender o que estava realmente acontecendo na casa.

Confira também esse outro vídeo, gravado no interior da residência, e publicado em um canal de terceiros, no YouTube, mostrando o que seria um pastor evangélico lendo um trecho da bíblia enquanto diversos objetos e móveis são jogados no chão, supostamente sem causa aparente. Aliás, é possível notar um certo "desespero" da pessoa que está lendo a bíblia (em espanhol):



A rádio Bio-Bio ainda informou que, de acordo com fontes municipais, os policiais não queriam mais voltar até aquela casa devido a estranha situação, que conforme dissemos anteriormente, ninguém sabia explicar.

Para vocês terem uma ideia, esse caso ganhou tanta repercussão, que existe um vídeo bem completo, com quase 30 minutos, que na verdade é uma cobertura ao vivo realizada pela página da "RTV Noticias de Emergência de Puerto Montt", no Facebook (alguns vídeos anteriores são trechos dessa cobertura), justamente na noite do último domingo. O repórter dessa página acompanhou a movimentação do que acontecia na parte interna e externa da casa, com a ajuda do próprio celular. Vocês podem conferir o vídeo logo abaixo, que foi publicado em um canal de terceiros, no YouTube (com áudio e legendas em espanhol):



Inicialmente, o repórter mencionou que toda aquela movimentação tinha começado por volta das 15h de domingo, porém os supostos fenômenos paranormais estariam acontecendo há vários dias. Em seguida, o mesmo entrevistou o Arturo Sánchez, diretor do DIDECO, informando que a família era composta por apenas três pessoas, e que tal paranormalidade vinha ocorrendo há cerca de 15 dias, mas que se intensificou naquele domingo, provocando então o deslocamento de policiais até o local. Nesse ponto é importante mencionar, que durante a transmissão ao vivo podemos perceber que a família era composta por mais pessoas: havia a presença de um casal adulto, um adolescente, e uma senhora idosa, porém a mesma havia sido retirada da casa devido aos tais fenômenos, razão pela qual ela não aparece durante a transmissão.

Arturo mencionou que o município de Puerto Montt iria conduzir a família até a sede do serviço social, que na prática é uma espécie de albergue, localizado a cerca de 300 metros da casa dessa família, para que pudessem passar a noite e a manhã seguinte em segurança, até que algum "professional" pudesse solucionar o que estava acontecendo na residência. Ainda segundo Arturo Sánches, além da faca que teria passado raspando por um dos policiais, um pedaço de madeira também teria sido arremessado contra o mesmo.

Por volta de 7:40 desse vídeo é possível ver uma grande quantidade de fumaça saindo de uma chaminé da residência, muito embora o repórter, assim como um colega de trabalho que também estava registrando o acontecimento, disse que não conseguia notar a presença de fogo. Também é possível notar a presença da polícia militar, assim como uma multidão de curiosos que cercavam a casa.

Por volta de 7:40 é possível ver uma grande quantidade de fumaça saindo de uma chaminé da residência, muito embora o repórter, assim como um colega de trabalho que também estava registrando o acontecimento, disse que não conseguia notar a presença de fogo
Para piorar a situação, por volta de 13:30, o repórter mencionou que na casa de um vizinho algumas peças de roupas também teriam começado a pegar fogo de forma espontânea, ou seja, não era apenas uma casa, mas duas casas que estavam sendo afetadas.

Já em 14:32, o repórter mostrou os vidros da janelas quebrados ou bem trincados da primeira casa, a de número 3322, até que finalmente ele consegue entrar na residência, com a permissão dos moradores, é claro, para documentar o que estava acontecendo.

Para piorar a situação, por volta de 13:30, o repórter mencionou que na casa de um vizinho algumas peças de roupas também teriam começado a pegar fogo de forma espontânea, ou seja, não era apenas uma casa, mas duas casas que estavam sendo afetadas.
Já em 14:32, o repórter mostrou os vidros da janelas quebrados ou bem trincados da primeira casa, a de número 3322, até que finalmente ele consegue entrar na residência, com a permissão dos moradores, é claro, para documentar o que estava acontecendo.
Ao entrar o réporter mencionou, que sentia o forte cheiro de queimado no interior da residência, e começou a entrevistar um adolescente chamado Diego, que estava aparentemente bem assustado, e que morava nessa casa. Esse jovem disse que tudo começou com alguns vasos caindo no chão, mas que a família não deu a menor importância para isso. Aos poucos esses tais "fenômenos paranormais" começaram a se intensificar, visto que diversos móveis teriam passado a pegar fogo espontaneamente. O adolescente também mencionou que cada vez que uma autoridade religiosa, não importando qual fosse a denominação, comparecia até o local para tentar ajudar com orações, a situação piorava, visto que mais coisas eram queimadas.

A Situação da Casa que Vinha Sofrendo com Estranhos "Fenômenos Paranormais" no Dia Seguinte (27)


Esse mesmo adolescente concedeu uma rápida entrevista para rádio Bio-Bio, na manhã do dia seguinte (27), basicamente dizendo o que já sabíamos na noite anterior, ou seja, que tudo aquilo havia começado há pelo menos duas ou três semanas, com "fenômenos" de baixa intensidade, e que foi se agravando ao longo do tempo. De qualquer forma, confira sua declaração logo abaixo, que foi publicada em um canal de terceiros, no YouTube (em espanhol):



A rádio Bio-Bio também ouviu alguns moradores locais, vizinhos da casa onde os supostos fenômenos paranormais vinham ocorrendo, e os mesmos confirmaram os estranhos acontecimentos no interior da residência. Contudo, eles disseram que as pessoas que moravam no local eram de boa-fé, e que algo assim nunca havia acontecido antes. Confira esse outro video publicado em um canal de terceiros, no YouTube (em espanhol):



Ainda segundo essa rádio, os "fenômenos paranormais" teriam começado no dia 8 de fevereiro desse ano, ou seja, se encaixava no período de tempo relatado pelo adolescente chamado Diego. Também surgiu um outro nome, um homem chamado Juan Insulza, identificado pela rádio como proprietário da casa. Juan teria percebido que os "fenômenos" começaram a piorar, visto que no começo apenas vasos, pratos e copos que eram derrubados estranhamento no chão. Contudo, a roupa de cama, cobertores, colchões e até mesmo cortinas começaram a pegar fogo, aparentemente sozinhos, o que lhe motivou a pedir ajuda publicamente.

Freddy Barria, delegado de polícia de Alerce, voltou a repetir que a família pediu ajuda da Igreja Católica e Evangélica, mas que nada puderam fazer por eles. Enquanto isso, o governador da província de Llanquihue, Juan Carlos Gallardo, confirmou que a polícia teria recebido uma ligação da família, razão pela qual os policiais foram até o local e permaneceram durante a madrugada, para evitar uma eventual depredação da residência, e até mesmo para resguardar os familiares, evitando que um "mal maior" acontecesse.

Esse caso ganhou tanta repercussão no Chile, que foi o principal destaque da edição de hoje (28) do jornal "El Llanquihue", um periódico local que publicou mais algumas informações sobre esse caso, mais algumas informações que talvez possam ilustrar melhor toda essa situação.

"No domingo, por volta das 18h, foi o pior dia que passamos desde que começaram essas coisas. Estávamos escutando uma música religiosa quando objetos começaram a ser arremessados. Não demos muita importância, e tudo se tornou mais violento. A embalagem plástica de um detergente atravessou um vidro e caiu do lado de fora, assim como um creme para mãos saiu pela janela e caiu no quintal. Devido ao escândalo que aconteceu dentro da casa, os vizinhos chamaram a polícia", disse Juan Insulza, dessa vez identificado como filho do proprietário da casa.

"Vieram pessoas e pastores da Igreja Evangélica, além de amigos e familiares para nos apoiar. Quando os pastores começaram a orar, tudo se manifestou de maneira mais violenta. Inclusive, um dos móveis que tínhamos foi quebrado durante esse processo. A atividade paranormal foi registrada por volta de 1h da manhã", completou. Acredito que Juan Insulza esteja se referindo a um armário que caiu no chão, aparentemente de forma misteriorsa, em um dos vídeos que publicamos nessa postagem.

Primeira página da matéria realizada pelo jornal "El Llanquihue" sobre a suposta atividade paranormal em uma casa
no distrito de Alerce, no município de Puerto Montt, no Chile
A matéria ainda mencionou que a casa da rua Esperança 3322 não tinha sido a única a ser afetada, mas uma outra casa vizinha, a de número 3326, nessa mesma rua, onde morava uma filha dessa mesma família que tinha sido afeta por tais "fenômenos inexplicáveis" (provavelmente é a mesma casa exibida na transmissão ao vivo realizada pela página da "RTV Noticias de Emergência de Puerto Montt", no Facebook). Um homem chamado Alex Rodriguez, que seria o marido dessa mulher, também foi entrevistado pelo "El Llanquihue".

"Na noite de domingo eu estava dormindo, acabaram se distraindo por alguns minutos e a poltrona onde eu estava começou a arder em chamas. Estamos esgotados com tudo isso que estamos passando. E isso não foi a primeira vez que aconteceu. Minha filha de 11 anos se sentou em uma poltrona e a cortina atrás dela começou a pegar fogo. A roupa da minha filha também ficou queimada. Qualquer pessoa que entra na casa é atacada, mas somente nas casas da nossa família. O espírito não ataca a casa dos nossos vizinhos", contou Alex Rodriguez. Interessante notar nesse ponto que a casa de número 3326 abriga uma menina de 11 anos, assim como parte da família da casa número 3322. Além disso, outras casas próximas não são afetadas.

"Fomos até algumas pessoas que se dizem supostos especialistas em fenômenos paranormais, que tem um programa na rádio Sabrosita, e nos cobraram um absurdo. Não solucionaram o problema, apenas pegaram o nosso dinheiro. Inicialmente, nos cobraram 300 mil pesos (aproximadamente R$ 1.400), e após uma semana teríamos que pagar mais 400 mil pesos (aproximadamente R$ 1.900). Estamos falando de 700 mil pesos (aproximadamente R$ 3.300). Somos pessoas com poucos recursos financeiros e pagar essa quantia é algo muito difícil. Além disso, precisamos repor as coisas que foram destruídas", completou Alex Rodriguez.
Segunda página da matéria realizada pelo jornal "El Llanquihue" sobre a suposta atividade paranormal em uma casa
no distrito de Alerce, no município de Puerto Montt, no Chile
O parapsicólogo colombiano Alfredo Meza, morador de Puerto Montt, principal responsável pelo programa na rádio Sabrosita se defendeu dizendo que teria ajudado a família, porém indiretamente. Ele disse que foi até a residência, e entregou instruções a respeito do que deveriam fazer em um caso como esse, mas sem receber dinheiro algum por isso. Um pouco contraditório, não é mesmo? Enfim, em relação ao "fenômeno paranormal" ele disse que era uma "energia que existia entre os familiares, uma espécie de espírito maligno". Além disso, ele comentou que, quanto mais orassem dentro da casa, mais violenta seria a manifestação.

De acordo os familiares, tudo aquilo poderia ser "uma maldição, fruto de magia negra", que recaiu sobre os mesmos, visto que em 8 de fevereiro eles teriam encontrado um "círculo de fezes" (não se sabe se era de origem humana ou animal) no portão de acesso da casa de esquina, a de número 3322. Diego Almonacid, neto da família, de apenas 13 anos, encontrou esse círculo que estava dentro de uma bolsa.

Foto da agência de notícias EFE mostrando a situação na parte externa da casa, na manhã do dia seguinte (27)
Outra foto da agência de notícias EFE mostrando a situação na parte externa da casa, na manhã do dia seguinte (27)
"Não quis nem mesmo ver, era nojento. Peguei e joguei fora. Foi nessa mesma noite que tudo começou. O fogo começou e diversos móveis começaram a se mover. Ficamos surpresos, visto que nunca havíamos passado por isso antes. Procuramos ajuda do padre Nelson, que veio até a nossa casa e os espíritos o atacaram", disse Diego. A matéria publicada pelo "El Llanquihue" mencionou que a família morava há 8 anos naquele mesmo local, e nunca havia passado por isso antes.

Diego ainda acrescentou que uma bíblia, que se encontrava no interior da casa, apareceu misteriosamente rasgada e molhada em outro cômodo. Ele também teria escutado uma voz estranha durante uma oração, uma voz de uma mulher que dizia, aos gritos, que não queria ir embora.

No meio de toda essa confusão a mídia chilena consultou um advogado, teólogo e ex-sacerdote chamado Hugo Zepeda, que por sua vez disse que era necessário primeiramente determinar se exisita algum "problema familiar", que pudesse estar gerando alguma tensão no ambiente. No entanto, ele mencionou que os "fenômenos paranormais" poderiam ser decorrentes do uso da tábua Ouija, assim como de algum trabalho de bruxaria ou de magia negra.

No meio de toda essa confusão a mídia chilena consultou um advogado, teólogo e ex-sacerdote chamado Hugo Zepeda (na foto acima), que por sua vez disse que era necessário primeiramente determinar se exisita algum "problema familiar", que pudesse estar gerando alguma tensão no ambiente
Já o pastor evangélico José Roberto Aburto, da Igreja Adonay, e que esteve na residência, disse que esse não era o primeiro caso de "fenômeno paranormal" que teria ocorrido em Puerto Montt. Na década de 1980 os pais de José Roberto, que também são pastores evangélicos, teriam expulsado um espírito de uma casa localizada na rua Pudeto. Luzes acendiam e apagavam, e móveis se moviam no local. Na época, os pais de José Roberto entregaram aos familiares dessa casa uma bíblia com a página aberta do Salmo 91, porém pouco depois a página teria começado a pegar fogo espontaneamente.

Já o pastor evangélico José Roberto Aburto (à direita), da Igreja Adonay, e que esteve na residência, disse que esse não era o primeiro caso de "fenômeno paranormal" que teria ocorrido em Puerto Montt. Na década de 1980 os pais de José Roberto, que também são pastores evangélicos, teriam expulsado um espírito de uma casa localizada na rua Pudeto.
Curiosamente, a matéria também contava com o depoimento de um um pastor chamado Santiago Rebolledo. Segundo esse pastor, "para essa situação ter chegado aquele ponto era porque teriam o chamado (nesse caso, o próprio diabo), através de técnicas de âmbito diabólico". Ele também disse que o demônio iria quer cumprir com os quatro ciclos: o primeiro deles seria a levitação, depois a pirocinese, em seguida um "ataque com sangue" e, por último, um "sacrifício humano", ou seja, que alguém poderia efetivamente morrer dentro da casa.

O site de jornal chileno "La Cuarta" consultou um "investigador paranormal" chamado Carlos Martínez, responsável pelo grupo "Investigación Paranormal - Chile", que por sua vez disse que tudo se tratava de um fenômeno psíquico produzido por alguém da família que estivesse em depressão, estresse ou até mesmo por mudanças na adolescência. Porém, ele não descartou que os "fenômenos paranormais" pudessem ter sido ocasionados devido a um trabalho de bruxaria, visto que deveriam manter a mente aberta sobre essa possibilidade. De qualquer forma, Carlos Martínez foi o único a cogitar o "fenômeno poltergeist" até o presente momento.

Aparentemente a noite de ontem (27) também foi bem movimentada no local, visto que uma médium, cujo nome não foi mencionado teria se deslocado de Santiago, a capital do Chile, até a residência dessa família para ver o que podia fazer pelos mesmos. Ao mesmo tempo que isso acontecia, padres católicos rezaram na parte externa da casa, juntamente com uma multidão de vizinhos e moradores locais de Alerce e de Puerto Montt, que foram até em frente a residência na expectativa de presenciar algo "paranormal". É possível ter uma ideia dessa movimentação, através do vídeo abaixo, onde aparece o padre Nelson González (ao fundo, orando), acompanhado por outro sacerdote orando juntamente com a população local:



Enfim, AssombradOs, esse assunto está, com o perdão da palavra, literalmente pegando fogo lá no Chile, e muitas informações estão sendo publicadas desde o último domingo (26). O que sabemos mais ou menos até então é que duas casas estariam sendo afetadas. Em uma delas, a de número 3322, e que foi o principal centro das atenções até agora, não haveria apenas três moradores, mas pelo menos um casal de adultos, um filho adulto, um neto adolescente de 13 anos de idade, e uma senhora de idade que havia sido previamente retirada do local devido ao risco de morte que ela estava correndo. Já na outra casa teríamos um casal de adultos, sendo que a esposa seria uma filha adulta do proprietário da primeira casa, sendo que ela e seu marido teriam ao menos uma filha, uma pré-adolescente de 11 anos de idade.

Apesar de algumas informações contraditórias sobre o que realmente teria ocorrido desde 8 de fevereiro, esse caso é praticamente um prato cheio caso você goste de casos envolvendo o "fenômeno poltergeist". No entanto, vale ressaltar que provavelmente maiores informações serão divulgadas no decorrer do dia de hoje ou durante essa semana. Esperamos que seja realizada uma investigação séria e aprofundada por parte das autoridades locais sobre essa casa,  sobre a situação familiar, o que realmente aconteceu durante esse mês de fevereiro, entre outros detalhes, para que possamos reunir o máximo possível de peças desse quebra-cabeça e dizermos efetivamente se pode ou não se tratar de um caso paranormal. Por enquanto, o mesmo está em aberto, e conforme forem surgindo novas informações, atualizarei vocês nessa mesma postagem e, eventualmente dando meu comentário final a respeito de toda essa situação, como sempre costumo fazer.

Até a próxima, AssombradOs!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://abordagempolicial.com/2010/11/os-carabineiros-do-chile/
http://ilovetrip.com.br/america-do-sul/chile/lagos-andinos/puerto-montt-chile-o-que-fazer/
http://www.adnradio.cl/noticias/sociedad/carabinero-invoco-al-diablo-en-operativo-en-casa-con-actividad-paranormal/20170227/nota/3394368.aspx
http://www.ahoranoticias.cl/noticias/nacional/191320-familia-evacuo-su-casa-en-puerto-montt-por-supuestos-fenomenos-paranormales.html
http://www.biobiochile.cl/noticias/nacional/region-de-los-lagos/2017/02/27/carabineros-atiende-procedimiento-por-fenomenos-paranormales-en-vivienda-de-puerto-montt.shtml
http://www.biobiochile.cl/noticias/nacional/region-de-los-lagos/2017/02/27/habla-dueno-de-casa-afectada-por-hecho-paranormal-necesitamos-que-vengan-a-ayudarnos.shtml
http://www.biobiochile.cl/noticias/opinion/entrevistas/2017/02/27/hugo-zepeda-analiza-fenomeno-paranormal-de-puerto-montt-podria-ser-brujeria-o-guija.shtml
http://www.cnnchile.com/noticia/2017/02/27/familia-de-puerto-montt-debio-ser-evacuada-de-su-casa-por-fenomenos-paranormales
http://www.concierto.cl/blog/2017/02/carabineros-acudieron-casa-puerto-montt-actividad-paranormal/
http://www.eldinamo.cl/tech/2017/02/27/videos-panico-en-puerto-montt-carabineros-cazafantasmas-confirman-actividad-paranormal-en-casa/
http://www.ellanquihue.cl/impresa/2017/02/28/full/cuerpo-principal/2/
http://www.ellanquihue.cl/impresa/2017/02/28/full/cuerpo-principal/3/
http://www.elmostrador.cl/noticias/multimedia/2017/02/27/video-la-casita-del-horror-carabineros-confirman-actividad-paranormal-en-casa-de-puerto-montt/
http://www.elrepuertero.cl/noticia/sociedad/familia-de-puerto-montt-graba-y-denuncia-hecho-paranormal-en-su-casa-video
http://www.lanacion.cl/actividad-paranormal-las-extranas-sombras-en-la-casa-supuestamente-embrujada-de-puerto-montt/noticias/2017-02-27/110102.html
http://www.lanacion.cl/puerto-montt-evacuan-a-familia-de-su-casa-debido-a-fenomenos-paranormales/noticias/2017-02-27/083122.html
http://www.soychile.cl/Puerto-Montt/Sociedad/2017/02/27/449087/Atacan-con-cuchillo-a-carabinero-en-casa-de-Puerto-Montt-pero-adentro-no-habia-nadie.aspx
http://www.theclinic.cl/2017/02/27/revuelo-caso-paranormal-puerto-montt-carabinero-asegura-invoco-al-diablo/
https://es.wikipedia.org/wiki/Puerto_Montt
https://guia.melhoresdestinos.com.br/puerto-montt-139-2897-l.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carabineiros_do_Chile
https://www.facebook.com/PuertoMonttInforma.cl
https://www.facebook.com/noticiaspuertomonttchile
https://www.publimetro.cl/cl/nacional/2017/02/27/antecedente-previo-conjuro-puerto-montt-escalofriante-actividad-paranormal-irlanda.html
https://www.publimetro.cl/cl/nacional/2017/02/27/conjuro-puerto-montt-paso-familia-sufrio-actividad-paranormal.html
https://www.publimetro.cl/cl/nacional/2017/02/28/sacerdotes-rezando-visita-medium-nueva-casa-afectada-asi-nueva-noche-terror-puerto-montt.html
https://www.terra.cl/viral/registro-paranormal-de-una-casa-en-puerto-montt-en-chile,36ad506b582e09f323422a74942cfc8ffnzrnly3.html

Viewing all articles
Browse latest Browse all 851


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>