Por Marco Faustino
Casos de supostos avistamentos de palhaços chegaram ao Brasil, e como era de se esperar com eles chegaram inúmeros casos de avistamentos completamente falsos, ou seja, tão somente boatos da pior espécie, que começaram a ser propagados por diversos usuários nas redes sociais, principalmente através do Facebook. No blog AssombradO.com.br já fizemos duas postagens muito completas explicando como esses casos começaram a surgir nos Estados Unidos (leia mais:Palhaços Estariam Realmente Assustando Moradores e Atraindo Crianças para Florestas, nos Estados Unidos?), e como eles começaram a se espalhar para o Reino Unido, Austrália e desde o último fim de semana aqui no Brasil (leia mais:Avistamentos de Palhaços Chegam ao Reino Unido, Austrália e Brasil: Devemos nos Preocupar com Esse "Fenômeno Social"?). Provavelmente somos a fonte de informação mais segura para que você possa separar o joio do trigo, e possa ficar um pouco mais tranquilo caso tenha receio que palhaços assustadores estejam realmente saindo as ruas para assustar você ou os moradores da sua cidade. Foi justamente por isso que resolvemos separar essa parte da nossa última postagem, para que sua leitura seja facilitada, e que possa ficar claro, de uma vez por todas, que muitas páginas, grupos e sites na internet estão repassando informações totalmente equivocadas para vocês. Sendo ou não de humor, brincar com esse tipo de situação, relatando crimes que nunca aconteceram, pode resultar em crime para que conta a mentira aqui no Brasil, e isso com certeza não é interessante para ninguém.
Nessa postagem você ficará sabendo de diversos casos de avistamentos de palhaços que foram propagados através das redes sociais em nosso país, mas que não retratam a realidade. Recebemos diversos casos de avistamento de palhaços supostamente ocorridos em cidades como Santana de Parnaíba/SP, Canela/RS, Maceió/AL, Angra dos Reis/RJ, São Gonçalo/RJ, Niteroi/RJ, Suzano/SP, Sorocaba/SP, Mogi das Cruzes/SP, Poá/SP, Goiânia/GO e até mesmo um suposto caso ocorrido na zona lesta da cidade de São Paulo. É muito importante ressaltar nesse ponto que, ao menos a Polícia Militar do Estado de São Paulo, informou que até o momento não recebeu nenhuma denúncia desse tipo, e não houve o registro de nenhum boletim de ocorrência relatando a ocorrência de atividade suspeita relacionada a palhaços. Portanto, o melhor que você pode fazer é respirar fundo e avaliar caso a caso, tendo cuidado com o que você está compartilhando, ou seja, disseminando através de suas redes sociais, para que você mesmo não se torne vítima de pessoas, que estão explorando a fragilidade emocional de outras, em nome de outros interesses, muitas vezes bem excusos. Vamos saber mais sobre esse assunto?
Essa será uma postagem um pouco mais curta do que vocês estão acostumados, mas esperamos que vocês gostem. Enfim, conforme dissemos anteriormente, nesse último fim de semana começaram a disparar relatos de avistamentos de palhaços no Brasil. Contudo, será mesmo que os casos são verdadeiros assim como estão sendo propagados nas redes sociais? Vamos dar uma olhada mais de perto em sete casos, que estão sendo amplamente compartilhados, principalmente pelo Facebook!
1) Suposto Avistamento de Palhaço em Santana de Parnaíba, no Estado de São Paulo
Um usuário chamado Michel Almeida disse ter se deparado com um palhaço na cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, através de seu perfil no Facebook. Veja a foto abaixo:
Um usuário chamado Michel Almeida disse ter se deparado com um palhaço na cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, através de seu perfil no Facebook |
Entretanto, a foto sequer foi tirada no Brasil. Ela foi publicada no dia 13 de setembro pela a WHSV, emissora de TV afiliada da ABC, sediada em Harrisonburg, na Virgínia, mencionando que alguém vestido o que parecia ser uma roupa de palhaço teria sido fotografado à beira de uma estrada à noite, em Duhring, no Condado de Mercer, na Virgínia Ocidental. O caso também não foi reportado para a polícia local.
Na época, a foto, é claro, começou a viralizar pelas redes sociais norte-americanas, principalmente pelo Facebook. Resumindo? Não aconteceu nenhum avistamento em Santana de Parnaíba.
2) Suposto Avistamento de Palhaço em Goiânia, no Estado de Goiás
Outro caso é de um suposto avistamento em Goiânia, no estado de Goiás. O relato possui 99,9999999% de probabilidade de ser falso, ou seja, algo planejado para viralizar e para os usuários ganharem tão somente cinco minutos de fama na internet. Basta pesquisar um pouco e verá que essa mesma história vem sendo contada por diversos usuários em diversas localidades do Brasil. Já tivemos essa mesma foto e essa história sendo contada por moradores de Sorocaba, Angra dos Reis, São Gonçalo, Niterói, entre outras cidades brasileiras. Veja alguns exemplos abaixo:
O relato possui 99,9999999% de probabilidade de ser falso, ou seja, algo planejado para viralizar e para os usuários ganharem tão somente cinco minutos de fama na internet |
3) Suposto Avistamento de Palhaço na Cidade de Canela, no Estado do Rio Grande do Sul
Outro caso é de um suposto avistamento de palhaço na cidade de Canela, no estado do Rio Grande do Sul. Mais um caso totalmente falso. Confira a postagem que foi realizada no Facebook:
Essa foto é de um suposto avistamento de palhaço na cidade inglesa de Northampton, sendo que o homem por trás da máscara já foi, inclusive, identificado. Seu nome é Alex Powell, 22 anos estudante da Universidade de Northampton.
A foto "brasileira" era de um suposto avistamento de palhaço na cidade inglesa de Northampton |
O homem por trás da máscara já foi, inclusive, identificado. Seu nome é Alex Powell, 22 anos, estudante da Universidade de Northampton. |
4) Suposto Avistamento de Palhaço em Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, no Estado de São Paulo
Uma página do Facebook chamada "Suzano Hoje" começou a espalhar um boato, intencionalmente ou não, dizendo que avistamentos de palhaços estariam acontecendo nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, no interior do estado de São Paulo. Em uma das fotos até mesmo seria possível identificar que a rua ou os estabelecimentos comerciais nos arredores pertenceriam ao local indicado.
Entretanto, por falta de conhecimento ou não, repassaram um conteúdo totalmente inverídico que está sendo atualmente propagado pelo Portal G1, e inclusive pela Revista Veja. A primeira foto não foi tirada no Brasil, a segunda foto não passa de montagem.
O palhaço da foto ficou conhecido como "Gags". Esse palhaço é referente ao primeiro caso ocorreu na cidade de Green Bay, no Condado de Brown, no estado norte-americano do Wisconsin, quando um palhaço mascarado, com uma expressão ameaçadora, teria sido avistado e fotografado durante noite. Para se tornar ainda mais sombrio, o mesmo estava segurando quatro balões pretos.
Até mesmo uma página no Facebook chamada "Gags the Green Bay Clown" foi criada, onde as fotos do suposto palhaço apelidado de "Gags" foram amplamente compartilhadas. Cerca de poucos dias depois do assunto praticamente viralizar, veio à tona a verdade: as fotos eram parte de uma campanha de marketing viral relacionado a um curta-metragem sobre um "palhaço assustador".
Até mesmo uma página no Facebook chamada "Gags the Green Bay Clown" foi criada, onde as fotos do suposto palhaço foram amplamente compartilhadas |
"Fiz o teste para um papel neste curta-metragem que era um curta de terror sobre um palhaço, que andava por Green Bay. Esse é o primeiro passo para o marketing viral", disse C.J. Guzan.
O ator disse que ele fez um teste para um papel para esse curta, no qual ele acabou não sendo escalado, e queria que as pessoas soubessem que ele não era o palhaço que aparecia nas imagens.
Como parte desse marketing, Guzan disse que atores, que participaram do curta, tinham sido convidados para compartilhar as fotos do palhaço como forma de "semear o medo" entre as pessoas.
Curiosamente, o Capitão Warych do Departamento de Polícia de Green Bay disse ter recebido dezenas de ligações a respeito do palhaço "Gags", mas que era importante que as pessoas soubessem que o palhaço não estava cometendo nenhum crime simplesmente por ser assustador em público.
Muitas pessoas postaram mensagens de repúdio, e que até planejavam atacar fisicamente o palhaço caso o encontrasse circulando pelas ruas da cidade. Porém, Warych pediu para que as pessoas não reagissem caso o avistassem, visto que poderiam acabar sendo responsabilizadas por uma eventual agressão.
Como parte desse marketing, Guzan disse que atores que participaram do curta tinham sido convidados para compartilhar as fotos do palhaço como forma de "semear o medo" entre as pessoas |
Enfim, acho que ficou mais do que claro que esse caso era falso, não é mesmo?
5) Suposto Avistamento de Palhaço em Maceió, no Estado do Alagoas
Muitos de vocês nos enviaram um caso de um suposto palhaço em Maceió, próximo a Praça Palmares. O relato dizia que o individuo estava com um serrote, jogou uma pedra em um ônibus e correu atrás de pessoas volta de 5h30 manhã. Veja a publicação no Facebook:
Para variar mais um caso falso. Essa imagem foi extraída de um caso de um suposto avistamento em Drimnagh, subúrbio de Dublin, capital da Irlanda. Aliás, essa foto vem sendo compartilhada para alegar supostos avistamentos de palhaços em Portugal e até mesmo na Alemanha.
6) Suposto Avistamento de um Palhaço Armado Com Faca Tentando Invadir uma Casa em Sorocaba, no Estado de São Paulo
Um inscrito de nosso canal no YouTube nos enviou uma estranha foto a respeito de um suposto palhaço que estaria armado com uma faca e tentanto supostamente invadir uma casa na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo. As informações foram fornecidas pela página SorocabaniceS, no Facebook, que possui um site na internet, onde acabou fornecendo maiores informações sobre esse "suposto avistamento".
Na descrição da página no Facebook, é informado que a mesma é voltada ao povo sorocabano, com muito humor e notícias sérias, sendo que algumas imagens seriam montagens. Considerando o clima que diversos países estão passando em relação a onda de avistamentos de palhaços, seria bom rever esse conceito em relação a divulgação de casos que tendem a ser completamente falsos, e que só servem para alimentar negativamente o imaginário da população.
Na gravação, ainda seria possível observar o meliante com rosto carregado de maquiagem e uma extravagante peruca, tentando abrir a porta principal. Contudo, ele teria percebido que ela estava trancada. Porém, ele parecia motivado a invadir o local. Após notar que não conseguiria acessar o interior do domicílio, o "Palhaço Assassino", numa tentativa de achar uma brecha para dentro da casa, teria explorado a porta de trás da residência – sempre com a faca na mão.
Entretanto, será que toda essa história é verdade? A reposta é um belo e sonoro não.
As imagens teoricamente seriam referentes a um circuito interno de segurança, que teriam flagrado um palhaço armado com uma faca tentando invadir a casa de uma família supostamente no estado do Texas, nos Estados Unidos, e que teriam sido publicadas pelo usuário "IceColdTexan1964", no site de compartilhamento de vídeos "LiveLeak": http://www.liveleak.com/view?i=fda_1476018862. A suposta ação teria acontecido no último domingo (9). Entretanto, não é possível verificar a autenticidade desse vídeo, visto que o autor não fornece maiores detalhes sobre o incidente.
As cenas teriam foram registradas durante a madrugada, e mostravam um homem fantasiado forçando a entrada pela frente sem sucesso. Uma vez que todas as portas estavam trancadas, ele desiste de seu plano e vai embora. Para facilitar, assista ao vídeo em questão em um canal de terceiros, no YouTube:
O dono da casa compartilhou a gravação com a seguinte descrição: "Nesta manhã observei que o meu portão estava aberto. Verifiquei as câmeras de vigilância e vi alguém em traje de palhaço tentando entrar na minha casa. Tenho certeza de que todos estaríamos mortos se ele tivesse conseguido".
Contudo, muitos usuários acreditam que o vídeo tenha sido tão somente uma armação, entre tantas que estão viralizando nas redes sociais, principalmente porque o caso começou a ser propagado primeiramente através dos tabloides britânicos, que se tornaram mais uma fonte de propagação de farsas envolvendo palhaços, do que uma fonte verdadeira de informação para a população no Reino Unido. Além disso, temos um agravante: nenhum site de notícias do Texas repercutiu ou deu ênfase a esse caso até o presente momento do fechamento dessa postagem. Resumindo? Nada de palhaço assassino em Sorocaba, e muito provavelmente nem mesmo no Texas, nos Estados Unidos!
7) Suposto Avistamento de Palhaço na Zona Leste da Cidade de São Paulo
Em notícia publicada pelo Portal G1, podemos ver o relato de um pessoa alegando ter visto um palhaço no Parque Águas, que fica localizado na Cidade Kemel, pertencente a subprefeitura do Itaim Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Pois bem, mais uma vez é mentira!
Segundo o Portal G1, em rede social, jovem diz ter visto palhaço no Paque das águas, na Zona Leste de São Paulo |
É possível ver essa mesma foto publicada em 1º de setembro, numa notícia da WKCY, emissora de TV afiliada da NBC sediada em Harrisonburg, na Virginia, no Estados Unidos |
Um Aviso Importante Para Quem Está Inventando que Supostos Palhaços Estariam Cometendo Crimes em Diversas Cidades do Brasil
Esse tipo de atitude no Brasil, ou seja, se alguém resolver inventar essas histórias e ligar para a polícia para denunciar como se fosse algo verdadeiro, pode responder judicialmente por isso. No caso, seria por "falsa comunicação de crime", popularmente conhecido como "trote" (CP 340). E sim, você será identificado de alguma forma, seja pelo telefone utilizado, seja pelo horário, testemunhas na vizinhança ou através de suas redes sociais. Afinal, reportar supostos crimes, que nunca foram de fato cometidos, pelas redes sociais, pode ser passível de ser considerado como "trote", então cuidado com o que vocês estão compartilhando sem ter a menor noção do que estão fazendo.
"A pessoa que faz a comunicação de um crime que não ocorreu, gerando a atuação de uma autoridade no intuito de investigar o falso crime, pode ser responsabilizada pelo crime de comunicação falsa de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal, e está sujeita a uma pena de até 6 meses de detenção e multa.
O criminoso, por meio de uma mentira, movimenta vários órgãos do Estado, para investigar um crime que não existiu, como: delegacia, fórum, Ministério Público, entre outros."
Código Penal - Decreto - Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.
Comunicação falsa de crime ou de contravenção
Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Além disso, sair na rua portando arma branca (facas, serrotes e afins) também pode ser passível de responder judicialmente. Atualmente conclui-se que, aquele que porta arma branca em local público, de forma ostensiva, para ataque ou defesa pessoal, deve sim responder pela contravenção, respeitando o princípio da proporcionalidade, uma vez que não se mostra razoável admitir como irrelevante penal a conduta de portar armas brancas, de forma ostensiva, em local público (praças, ruas e jardins), para ataque ou defesa pessoal. A prática, se continuar a ser tida como atípica por parte dos tribunais pátrios, com certeza contribuirá para proliferação de outros delitos, como homicídio, lesão corporal e roubo (leia mais aqui).
Portanto, tenham muita atenção em relação ao que vocês estão compartilhando pelas redes sociais, e o que estão fazendo para tentar obter apenas cinco minutos de fama na internet. Caso algo realmente esteja acontecendo, e caso você esteja sendo verdadeiramente importunado por pessoas vestidas de palhaços ou que estejam em atitude suspeita ao redor de escolas, comunique diretamente para a polícia através do telefone 190, e não através das redes sociais, combinado?
É claro que fotos de supostos avistamentos no Brasil continuarão sendo propagadas durante um tempo, porém nem longe, ao menos por enquanto, estamos passando pela crise, inclusive de ameaças a escolas, pelos quais outros países como Estados Unidos e Inglaterra vem passando. Então, vamos tentar não entrar para esta triste estatística, porque temos muitos problemas em nosso país. Não precisamos importar mais um.
Até a Próxima, AssombradOs!
Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino
Fontes:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/apos-onda-de-palhacos-assustadores-nos-eua-sp-tem-boatos-de-aparicoes.html
http://vejasp.abril.com.br/blogs/cidade/relatos-de-aparicoes-de-palhacos-por-sp-tomam-conta-das-redes-sociais/
http://wbay.com/2016/08/05/gags-the-green-bay-clown-exposed/
http://www.assombrado.com.br/2016/09/palhacos-estariam-realmente-assustando.html
http://www.assombrado.com.br/2016/10/a-onda-de-avistamentos-de-palhacos.html
http://www.inquisitr.com/952202/northampton-clown-freaks-out-residents-with-creepy-behavior/
http://www.irishmirror.ie/news/irish-news/irish-mirror-readers-react-terrifying-8990474
http://www.liveleak.com/view?i=fda_1476018862
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/killer-clown-huge-knife-caught-9015406
http://www.mysanantonio.com/news/local/article/Internet-doubts-Texas-knife-wielding-clown-video-9960251.php
http://www.northamptonchron.co.uk/news/is-the-northampton-clown-coming-back-man-behind-the-mask-says-he-is-the-original-1-7622051
http://www.whsv.com/content/news/393294201.html
http://www.wkyc.com/news/weird/are-clown-sightings-in-sc-real-police-investigating/312524531
https://sorocabanices.wordpress.com/2016/10/11/palhaco-e-flagrado-por-camera-de-seguranca-no-campolim/
https://www.facebook.com/Gags-the-Clown-1756911707866939/
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206063131171528&set=a.2780230199128.112631.1659369678&type=3&theater