Quantcast
Channel: Assombrado
Viewing all articles
Browse latest Browse all 852

Boneca Supostamente "Possuída pelo Espírito de uma Menina de 13 Anos" Está Sendo Exibida em "Live" no Youtube!

$
0
0
Por Marco Faustino

Sem dúvida alguma esse final do mês de abril está nos proporcionando assuntos cada vez mais interessantes e no mínimo inusitados. Já tivemos um caso de uma suposta histeria coletiva na Malásia, a morte de uma jovem que estava investigando uma criatura criptozoológica nos Estados Unidos, sendo que a Malásia novamente entrou em cena divulgando para restante do mundo o caso de um cabrito que teria nascido com feições humanas. Se acreditava que isso era o ápice do que mais estranho, e de certa forma inesperado que poderia acontecer esse mês, bem, novamente você se enganou.

Na última terça-feira (26), o "The Lineup", um site norte-americano dedicado a todo e qualquer tipo de assunto, que daria um frio na espinha de qualquer um de nós, tais como, mistérios envolvendo serial killers, lendas urbanas, criaturas sobrenaturais, incidentes paranormais (além de promover a resenha de livros e filmes de terror), resolveu divulgar uma transmissão ao vivo (uma livestream) no Youtube (apesar dela estar ativa desde o dia 21 de abril). Contudo, não é uma transmissão qualquer, pois apesar de estar sendo gerada a partir de seu escritório em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a mesma é uma parceria com um canal de TV a cabo chamado Destination America, que pertence a Discovery Communications, mesma proprietária do Discovery Channel.

O Destination America possui programas que retratam o estilo de vida, a história, lugares turísticos, bem como a cultura dos Estados Unidos, porém ele bem conhecido pelos seus programas de caça-fantasmas, mistérios, supostos monstros e até mesmo extraterrestres. Um dos mais famosos programas desse canal é o "Haunted Collector", cuja estrela do programa é John Zaffis, que curiosamente é sobrinho dos "ícones paranormais" Ed e Lorraine Warren. Ao longo das últimas quatro décadas, John Zaffis, considerado atualmente como investigador paranormal e demonologista, tem se especializado em "objetos assombrados". No programa "Haunted Collector", ele e sua equipe ajudam as pessoas por meio de uma investigação paranormal e consequentemente a remoção de objetos considerados problemáticos, que poderiam ser fatores desencadeantes de uma eventual atividade paranormal indesejada, de suas respectivas casas.

Como vocês já devem ter notado, a transmissão ao vivo envolve uma boneca. De acordo com a equipe responsável pelo site "The Lineup", a boneca se chamaria Ann e teria o espírito de uma garotinha de 13 anos, de mesmo nome, que teria contraído tuberculose e posteriormente sido tratada e morrido no Sanatório de Waverly Hills, no Kentucky, nos Estados Unidos. Entretanto, essa boneca seria mesmo assombrada ou tudo isso não passa de um golpe publicitário para promover o programa "Haunted Collector" do canal Destination America? Vamos saber mais sobre esse assunto?

Mais uma vez, em questão de menos de uma semana, o Sanatório de Waverly Hills ganha notoriedade na mídia, principalmente a norte-americana. Dessa vez, no entanto, foi devido a uma história contada pelo site "The Lineup", que por sua vez diz que sua equipe é composta tanto de pessoas que acreditam no sobrenatural, quanto de céticos. Porém, todos eles teriam concordado em realizar uma experiência direta com um objeto considerado assombrado, uma vez que isso poderia mudar a maneira de pensar de cada um deles. Assim sendo, foi firmada uma parceria com "especialistas paranormais" do Destination America, para investigar os rumores sobre uma boneca, que segundo o site "The Lineup", seria assombrada pelo espírito inquieto de uma menina que morreu no Sanatório de Waverly Hills.

Está curioso para saber a história dessa boneca chamada Ann? Vamos contar para vocês a história dessa boneca, porém, lembre-se que essa é a versão alegada pelo site "The Lineup", certo?

"De acordo com investigadores paranormais, Ann era uma menina de 13 anos de idade, que foi tratada devido a tuberculose no Sanatório de Waverly Hills, no início do século XX, durante a época em que a ideia de cura era baseada apenas em 'repouso', quando era, na realidade, uma certeza de sentença de morte. Uma das pessoas que cuidavam de Ann, era uma ex-enfermeira chamada Lois, que trabalhou na instituição de 1919 a 1935. Lois era responsável pelo bem-estar das crianças, e evidentemente, ficou muito apegada a seus pacientes mais jovens.


Da mesma forma, os pacientes confiavam tanto em Lois... mais tanto, que ao sucumbirem de suas doenças, seus espíritos seguiam até a casa da mulher, esperando que ela pudesse continuar cuidando deles. Um amigo recomendou que Lois comprasse 'recipientes' para poder abrigar essas almas infelizes.

Assim sendo, a coleção de bonecas de Lois nasceu.

Embora Lois já tenha falecido algum tempo, ela deixou diários detalhados sobre suas bonecas, incluindo Ann. Lois afirma Ann tinha pavor do escuro, e que seu espírito, que vive nessa boneca, grita por ajuda no meio da noite com uma voz trêmula. Lois também contou a sua filha, que a boneca Ann certa vez chorou e uma única lágrima escorreu pelo seu rosto. Além disso, de vez em quando seu braço direito se movimenta para cima e para baixo, como se ela estivesse acenando.

Os investigadores relataram uma queda acentuada na temperatura enquanto estiveram na presença de Ann, e que ela exala um odor estranho, semelhante ao cheiro de um porão úmido."

Impressionante a história, não é mesmo?

A boneca Ann passou a "morar" no escritório do site "The Lineup" na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, sob constante vigilância e por duas semanas. Logo, a equipe aproveitou para fazer uma transmissão ao vivo (livestream), 24 horas por dia, 7 dias na semana, no Youtube, que começou na última terça-feira (26) e vai até o dia 10 de maio. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode assistir e acompanhar para ver se registra algum fenômeno paranormal vindo da boneca. A equipe do site "The Lineup" disse que durante esse período também vai realizar seus próprios testes, levar especialistas até o escritório deles, e registrar o que for observado. Assista a transmissão ao vivo no Youtube:



Entretanto, contrariando a proposta do programa "Haunted Collector", e até mesmo do mais famoso casal do mundo da paranormalidade, Ed e Lorraine Warren (muito embora Edward Warren tenha morrido em agosto de 2006), o site "The Lineup" promoveu uma espécie de concurso para fazer com que Ann, ao final dessas duas semanas, ganhasse um novo lar. Isso mesmo que você leu, o vencedor do concurso receberá em sua casa uma boneca supostamente possuída pelo espírito de uma menina de 13 anos.

Para participar do concurso, primeiramente você precisaria morar nos Estados Unidos (ou pelo menos conhecer alguém por lá disposto a receber essa boneca por você) e depois enviar um email para contest@the-line-up.com contando sobre os motivos pelos quais a Ann deve morar com você (texto em inglês). A equipe do "The Lineup" ainda disse que estará escolhendo a nova casa da Ann com base na "criatividade da resposta, bem como o verdadeiro interesse em seu bem-estar". Confira as regras, clicando aqui.

Postaremos a seguir o que vem sendo registrado em relação a boneca Ann tanto pela equipe do "The Lineup", quanto pelas pessoas que estão acompanhando a transmissão ao vivo. Atualizaremos esse registro periodicamente ou assim que houver novidades, combinado?

-------

Registro de Observação do Site "The Lineup"

Antes da Transmissão ao Vivo:

Nós desempacotamos a boneca Ann, que estava enrolada em um plástico bolha, sem maiores complicações. Assista o vídeo abaixo:



Nós trabalhamos ao longo dos dias basicamente em prol da Ann, colocando a câmera em um amplo almoxarifado onde a Ann está morando atualmente. Durante esses dias, coisas estranhas aconteceram.
  • Dois colegas de trabalho, cujas mesas estão contra a parede que separa escritório principal em relação ao local onde Ann se encontra, ouviram uma espécie de choro bem baixo. Uma pessoa ainda pediu para que o escritório inteiro ficasse em silêncio, porque ela tinha certeza que tinha ouvido uma criança chorando. Ninguém mais ouviu esse choro.
  • Dois distintos colegas de trabalhos configuraram um sensor EMF próximo da Ann, enquanto estavam trabalhando no local. O medidor ficou em silêncio o tempo todo. Em seguida, um deles fez uma pergunta direta para ela: "Olá, Ann. Bem-vinda ao nosso escritório. Está gostando da sua nova casa?". Vinte segundos depois, a luz do detector começou a piscar e não parava mais. Desde então não vimos essa luz acender mais nenhuma vez.
  • Um dia depois da transmissão finalmente ter começado, um colega de trabalho chegou ao escritório e notou que a transmissão tinha sido interrompida as 20h27 da noite anterior. Ele entrou no almoxarifado onde Ann se encontra, e viu que o cabo de força que estava ligado ao laptop tinha sido fisicamente desconectado. Não havia ninguém no escritório naquele horário.
27 de abril de 2016 - 14h22

Realizamos nossa primeira sessão oficial do medidor EMF com Ann (este é o medidor foi utilizado). Fizemos duas perguntas diretas para ela, mas o medidor não acendeu. Deixamos o medidor perto dela, aparecendo no enquadramento da câmera. Se você vê-lo acender, mande um e-mail para nós ou deixe um comentário.

27 de abril de 2016 - 16h01

"Existem tantas coisas estranhas acontecendo com este vídeo". Essa foi uma citação do colega de trabalho que fez o upload de nossa sessão de EMF no Youtube. Ele ressaltou que o vídeo está em cores, mas disse que os dois últimos quadros ficaram cinzas e com linhas cortando o meio da tela. Quando ele tentou salvar o vídeo, ele travou e não quis exportar. Ele mexeu nos cabos e tela cinza desapareceu. Os problemas continuaram quando ele tentou fazer o upload do vídeo em nosso canal no Youtube. O upload ficava parando e reiniciando.  O vídeo está finalmente em nosso canal, assista abaixo:



27 de abril de 2016 - 18h52
 

Uma expectadora chamada Tina Miller disse que viu um brilho da tela, mostrando e destacando o rosto de Ann por um breve momento.

28 de abril de 2016 - 04h13

Uma expectadora chamada Julie Smith disse que viu Ann se movimentando de maneira expressiva. De acordo com Julie Smith, a boneca se moveu em direção a câmera por uma fração de segundo.


28 de abril de 2016 - 19h03

Um expectador chamado Jason Hrisanthacopoulos relatou ter visto flashes no lado esquerdo de Ann, em seguida, à direita da tela entre 19h03 e 19h05. Ele estava gravando a live e voltou a gravação para ver se encontrava os quadros novamente, mas não encontrou (nossa equipe também tentou, e não conseguiu encontrá-los).


-------

Estranho, não é mesmo, Assombrados? De qualquer forma sempre que tivermos atualizações, postaremos para que vocês possam acompanhar a evolução desse caso. Entretanto, será mesmo que essa boneca é assombrada? Vamos contar a vocês algumas coisas que não fazem muito sentido em toda essa história.

Será Mesmo que a Boneca "Ann"é Assombrada Pelo Espírito de uma Menina de 13 Anos que Teria Morrido no Sanatório de Waverly Hills?


Sempre tento apontar os lados de uma mesma história em minhas postagens, uma vez que acredito que isso seja benéfico tanto para os céticos, quanto para aqueles que são apaixonados pelo universo da paranormalidade, bem como do sobrenatural. Nesse caso temos algumas coisas bem interessantes que podemos apontar para vocês.

De acordo com o site Huffington Post, a porta-voz do site "The Lineup", Jennifer Johnson, disse que adquiriu a boneca "Ann" por cerca de US$ 100,00 (cerca de R$ 360,00 pela cotação atual) através do eBay (um dos maiores sites de compra e venda de produtos dos Estados Unidos e do mundo, que conta com um sistema parecido com o do "Mercado Livre" aqui no Brasil, mas com muito mais opções), de um grupo paranormal do estado de Ohio, cujo nome ela não conseguia lembrar. Aliás, em nenhum momento foi mencionado quais eram os supostos investigadores que teriam contado a história sobre a boneca.

"Clicamos apenas na opção 'Buy It Now'. Nós a desempacotamos na semana passada, e a colocamos em um almoxarifado em nossos escritórios em Nova Iorque", disse Jennifer Johnson.

"Ouvimos dizer que ela tinha medo do escuro, por isso temos uma luz sobre ela o tempo todo", continuou.

  A porta-voz do site "The Lineup", Jennifer Johnson, disse que adquiriu a boneca "Ann" por cerca de US$ 100,00 (cerca de R$ 360,00 pela cotação atual) através do eBay, de um grupo paranormal do estado de Ohio, cujo nome ela não conseguia lembrar.
Jennifer Johnson também confirmou o que havia sido publicado anteriormente no site "The Lineup"

"A nossa transmissão ao vivo foi interrompida em um determinado momento, e verificou-se que o cabo de computador tinha sido removido fisicamente. O relógio no computador apontava para 20h27, horário em que não havia ninguém no escritório", completou.

Jennifer também disse que as pessoas têm tido problemas estranhos com seus telefones. Em um determinado momento durante a sua conversa por telefone com o Huffington Post, o telefone ficou mudo.

"Usamos um sensor de campo eletromagnético perto da boneca, que permaneceu quieto o tempo. Um dos meus colegas de trabalho disse: 'Olá Ann, bem-vinda ao escritório' e o sensor disparou", finalizou, lembrando que o site estava realizando uma espécie de concurso de redação, onde as pessoas teriam que explicar o porquê elas seriam os melhores lares para uma boneca supostamente assombrada.

Segundo o site CNET, seria muito difícil saber se a história sobre a boneca era verdadeira ou não, mas que tinha havido uma mulher chamada Lois, e que a mesma tinha uma certa relação com o Sanatório de Waverly Hills. A questão, no entanto, é que essa mulher era era uma paciente, e não uma enfermeira. Lois teria morrido de tuberculose aos 28 anos, em 1956, muito tempo depois para ter sido uma parte da história de Ann.

Fotos de Lois Higgs, uma paciente do Sanatório de Waverly Hills, que morreu aos 28 anos, vítima de tuberculose, em 1956
Sinceramente, eu apontaria para um outro detalhe, visto que nem mesmo há um registro oficial do número de mortos ou de empregados, principalmente no início do século XX, do Sanatório de Waverly Hills, ou seja, não dá para saber se realmente existiu ou não uma menina de 13 anos chamada Ann, tão pouco se houve uma enfermeira chamada Lois.

Já o blog io9, que atualmente faz parte do site Gizmodo, cita que toda essa história é um tanto quanto duvidosa, mas que esse seria um golpe publicitário bem inteligente para promover o programa "Haunted Collector" do canal Destination America.


Para o blog io9, que atualmente faz parte do site Gizmodo, toda essa história é um tanto quanto duvidosa,
mas esse seria um golpe publicitário bem inteligente para promover o programa
"Haunted Collector" do canal Destination America.
Interessante, não é mesmo? Entretanto, como eu não vi nenhum site comentando sobre outras particularidades que acabei notando nessa história, resolvi abrir a parte final dessa postagem para falar de uma possível relação com a história de uma boneca que vocês com certeza já ouviram falar: a "temida" boneca AnnaBelle.

Essa História Seria uma Mera Coincidência em Relação a Boneca Annabelle?


Com certeza a boneca Annabelle, que atualmente se encontra no Museu de Ocultismo dos Warren, a única instituição do mundo dedicada a coletar e expor conteúdos com a temática paranormal, é uma das bonecas mais temidas do mundo. A boneca teria sido comprada por uma mulher, que queria dar um presente à sua filha e, depois de algum tempo, a família percebeu que o brinquedo estava se mexendo. Você pode conferir mais detalhes no especial feito pelo casal Mateus e Ana sobre esse assunto:



A maioria dos sites apontam, e com razão, que a Annabelle é uma "Raggedy Ann Doll", ou seja, uma boneca baseada em uma personagem chamada "Raggedy Ann", que foi criada pelo escritor norte-americano Johnny Gruelle em uma série de livros que ele escreveu e ilustrou para crianças. A "Raggedy Ann"é uma boneca de pano, que possui o cabelo composto geralmente por fios de lã de cor vermelha, e tem um nariz triangular. Além disso, as origens e história da boneca "Raggedy Ann" são, talvez, as mais misteriosas e incomuns de todas as histórias de bonecas que se tem notícia até hoje. Gostaria apenas de ressaltar dois pontos muito interessantes dessa história.

Muitos dizem que Johnny Gruelle criou a "Raggedy Ann" para sua filha, Marcella Gruelle, quando certo dia a menina desceu do sótão da sua avó segurando uma boneca de pano bem maltrapilha e sem rosto. De acordo com a história, Marcella mostrou a boneca para seu pai, que pegou sua caneta e rapidamente desenhou um rosto encantador na boneca, e disse para a menina levá-la até sua avó para ela costurasse um olho que estaria faltando na boneca.

Infelizmente, Marcella teria morrido aos 13 anos, no mesmo ano de criação da "Raggedy Ann", depois de ter sido vacinada na escola contra a varíola, sem o consentimento de seus pais, e supostamente devido a uma vacina contaminada. Posteriomente o seu pai, Johnny Gruelle, teria se tornado um opositor à vacinação, visto que a boneca "Raggedy Ann" vem sendo utilizada como um símbolo do movimento anti-vacinação.

A boneca Annabelle é uma "Raggedy Ann Doll", ou seja, uma boneca baseada em uma personagem chamada "Raggedy Ann", que criada pelo escritor norte-americano Johnny Gruelle em uma série de livros que escreveu e ilustrou para crianças pequenas
Entretanto, o que poucos sabem, e raramente se divulga, é que a Myrtle Gruelle, esposa de Johnny Gruelle, deu uma versão bem diferente do que normalmente é divulgado. De acordo com Myrtle Gruelle, a boneca de pano, na verdade, foi originalmente descoberta por seu marido, por conta própria, por volta da virada do século 20, no sótão da casa de seus pais. Ele foi, na verdade, procurar por uma outra coisa que ele queria, mas quando viu a antiga boneca que sua mãe havia costurado para sua irmã, ele percebeu que a mesma daria uma boa história.  Embora seja verdade que a lenda é mais emocionante e intrigante, o relato de Myrtle Gruelle não deveria ser ignorado por nenhum colecionador de bonecas.

Outro ponto interessante, e que é necessário apontar, é que a "Raggedy Ann" tem sido historicamente associada com o movimento anti-vacinação, e há uma certa verdade e uma certa ficção associada a esta crença. A trágica verdade é que Marcella Gruelle realmente morreu após uma vacinação compulsória, ou seja, obrigatória, contra varíola. Entretanto, de acordo com Patricia Hall, em sua biografia chamada "Johnny Gruelle, Creator of Raggedy Ann and Andy", quando as escolas decidiram vacinar os alunos, os pais foram pressionados a dar uma permissão autorizando a vacinação de seus filhos. Embora relutante, Myrtle Gruelle acabou dando essa permissão. Porém, os pais ficaram aterrorizados quando Marcella chegou em casa alguns dias depois, alegando que a enfermeira da escola tinha aplicado uma segunda vacina nela, sendo que dessa vez não havia nenhuma permissão da família Gruelle.

Dez dias depois, Marcella começou a sentir dores nas pernas, e sua condição foi piorando ao longo dos meses. A família se mudou da cidade de Nova Iorque para o campo, para ver se a situação da menina melhorava, porém Marcella morreu no dia 8 de novembro de 1915, com apenas 13 anos de idade. Na certidão de óbito constava "doença nas válvulas cardíacas" como causa da morte, e mencionava que esta condição poderia ter sido fatal devido a uma infecção bacteriana. Logo, muitos disseram que a "vacina poderia estar contaminada".

A morte de Marcella foi devastadora para Johnny Gruelle, que posteriormente se tornou um defensor do movimento anti-vacinação. Porém, é absurdo pensar que a boneca teria sido criada para simbolizar uma criança morta. Embora Johnny Gruelle tenha pedido a patente da boneca Raggedy Ann, em maio de 1915 e a patente ter sido aceita em setembro de 1915, há evidências que apontam que ele estava trabalhando nessa boneca muito tempo antes da filha ficar doente.

A boneca "Raggedy Ann" patenteada por Johnny Gruelle
É importante mencionar que Marcella disse que sentia dores nas pernas, sendo que esse é um dos primeiros sintomas da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença autoimune caracterizada por uma reação inflamatória exagerada que atinge o sistema nervoso periférico (atuando nos membros superiores, inferiores, tórax e abdômen). Após esse sintoma, a doença se agravou tão rapidamente que Marcella teve que deixar de ir à escola. Isso se encaixa com a súbita fraqueza e paralisia que acompanha a SGB. Aliás, apesar de uma eventual doença cardíaca estar listada na certidão de óbito como causa de morte, a SGB é conhecida por causar problemas cardíacos e respiratórios, até mesmo levando a morte devido a essas complicações.

Muitas vezes a comunidade médica tenta dissociar a SGB em relação a campanhas de vacinação, porém existe uma forte associação desde a década de 1970. Existem alguns casos que aconteceram em nosso país de adolescentes que tiveram paralisia nas pernas após serem vacinadas contra o HPV (embora oficialmente tenha sido atribuido a outras circunstâncias), e até mesmo de um pedreiro que morreu 5 meses após receber vacina contra febre amarela, e ter desenvolvido a Síndrome de Guillain-Barré. Estranho, não é mesmo?

Enfim, apesar de ter me alongado consideravelmente sobre esses dois pontos, é interessante notar que a história contada pelo site "The Lineup" tem muitos elementos parecidos com a mais temida boneca que atualmente está em posse de Lorraine Warren, tia de John Zaffis, que por sua vez é mencionado por estrelar um programa de "objetos amaldiçoados" chamado "Haunted Collector", no canal Destination America, que tem parceria com o site "The Lineup" nessa jornada em busca de investigar uma boneca chamada Ann, o mesmo nome atribuído a "Raggedy Ann Doll", muito embora não sejam nada parecidas. Além disso, investigadores paranormais, cujos nomes sequer foram revelados, contaram a história de uma menina de 13 anos que teria morrido devido a tuberculose. Marcella Gruelle também tinha 13 anos quando morreu, porém em circunstâncias diferentes.

Seria apenas coincidência ou a equipe do "The Lineup" se aproveitou disso para promover o próprio site e ajudar o canal Destination America a promover o programa "Haunted Collector"? A boneca Ann seria mesmo assombrada ou tudo isso seria apenas um golpe publicitário? Sinceramente eu tenho uma opinião bem consolidada sobre esse caso, porém, e você que sempre nos acompanha? Qual a sua opinião? Acredita mesmo que essa boneca possa ser amaldiçoada ou tudo isso foi inventado? Sinceramente, não condenaria ninguém por assistir ou gravar uma boneca 24h por dia. Afinal, a boneca Ann, seja qual for a sua verdadeira história, consegue ser uma fonte de entretenimento muito melhor que muitos reality shows em nosso país.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://io9.gizmodo.com/gaze-in-terror-or-boredom-at-this-livestream-of-a-haun-1773225486
http://moviepilot.com/posts/3889474
http://www.assombrado.com.br/2013/03/annabelle-boneca-demoniaca.html
http://www.cnet.com/news/is-this-doll-haunted-watch-a-live-stream-to-find-out/
http://www.destinationamerica.com/hauntedann/
http://www.dollkind.com/raggedy-ann-doll.shtml
http://www.ew.com/article/2016/04/26/ann-haunted-doll-live-stream-destination-america
http://www.huffingtonpost.com/entry/creepy-haunted-doll-webstream-lets-whole-internet-be-creeped-out_us_571fd519e4b0f309baef0c5a
http://www.inquisitr.com/3042321/watch-ann-the-haunted-doll-and-enter-the-contest-for-a-chance-to-own-her/
http://www.internationalskeptics.com/forums/showthread.php?t=285188
http://www.mirror.co.uk/news/world-news/creepy-doll-haunted-spirit-girl-7852013
http://www.the-line-up.com/haunteddollscontest/
http://www.the-line-up.com/live-cam-meet-ann-our-haunted-doll/?sf25113261=1
https://en.wikipedia.org/wiki/Destination_America
https://epidemicfacts.wordpress.com/2014/11/24/did-the-smallpox-vaccine-kill-the-real-marcella/

Viewing all articles
Browse latest Browse all 852


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>